PROGRAMA QUEM SOU
Alinhamento Estratégico entre os SI/TI e a Estratégia Corporativa
Objectivo Geral
Actualmente são despendidas avultadas verbas em TI e na verdade os CEO e gestores de topo têm dificuldade algumas vezes em perceber como estes investimentos se enquadram na estratégia corporativa e se têm o retorno adequado ao investimento. Este Curso tem como objectivo fornecer aos participantes os principais tópicos e as linhas de orientação que lhes permitam enquadrar e potenciar os investimentos em TI dentro da estratégia corporativa de forma a contribuírem activamente para os objectivos delineados.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Formular uma estratégia para as TI alinhada com a estratégia global da empresa
- Potenciar o valor e a interligação entre as TI e as outras áreas e departamentos da empresa
- Posicionar a função TI como parceira de negócios
- Implementar as melhores práticas na governação de TI (IT Governance)
Destinatários
Este Curso destina-se essencialmente aos CIOs e Gestores de Topo com responsabilidades ao nível da função de Tecnologias de Informação (TI).
Conteúdo Programático
1 - MAXIMIZAR A PERFORMANCE DO NEGÓCIO ATRAVÉS DA FUNÇÃO Ti
- Identificar a posição actual em termos de TI
- O papel da função TI na Organização
- O relacionamento entre a função TI e as restantes áreas de negócio
- Perceber as principais questões e obstáculos
- Explorar a contribuição das TI na performance corporativa
- O impacto das TI no resto do sistema
- Adaptar a estratégia das TI à estratégia de negócio
- As TI como "commodities"
- A função TI como fonte de criação de valor
- Fazer das TI uma vantagem competitiva
2 - A FUNÇÃO TI COMO PARCEIRA DE NEGÓCIO DAS RESTANTES UNIDADES
- Entender o que seria uma relação ideal
- Propósitos e objectivos
- Abrir canais de diálogo e comunicação
- Determinar os valores disponíveis e envolvidos nos investimentos em TI
- Execução e monitorização dos resultados
- Gerir a transição e a mudança
- Determinar o alinhamento organizacional necessário
- Desenvolvimento de novas competências para os gestores de TI (Liderança e Negócio)
- A importância de ganhar credibilidade gradualmente
- Medir os progressos e os resultados intermédios
- Principais problemas e "armadilhas"
- Gestão dos impactos
- Perceber e comunicar adequadamente os potenciais impactos nas diferentes áreas de negócio
- Determinar o alinhamento organizacional necessário
3 - A GOVERNAÇÃO DAS TI COMO SUPORTE AO ALINHAMENTO DAS TI COM AS OUTRAS FUNÇÕES NEGÓCIO
- Gestão do investimento e portfólio
- A razão da sua importância
- Possíveis estratégias entre as prioridades e investimentos em TI com as prioridades da estratégia global da empresa
- Medir os resultados em termos de negócio
- Balanced Scorecards
- Focar no que realmente interessa
- Acompanhar e medir os resultados
- Alguns exemplos práticos
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.