PROGRAMA QUEM SOU
Alinhamento Estratégico entre a Função Financeira e a Estratégia Corporativa
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo sensibilizar os participantes ao novo posicionamento que o departamento financeiro tem vindo a assumir no seio de uma Organização. Este departamento, muitas vezes visto apenas como fornecedor de documentação e report´s financeiros standards e legais virados para o exterior da Organização, tem hoje um papel preponderante ao fornecer internamente à equipa de gestão as análises financeiras e indicadores relevantes que irão suportar o processo de tomada de decisão a alto nível. Compreender a importância do alinhamento da função financeira com a estratégia global da Organização é assim o objectivo principal deste Curso.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Perceber a razão do departamento financeiro ser um "partner" do negócio;
- Perceber a necessidade do Management Accounting;
- Perceber os vários processos de negócio e o seu encadeamento;
- Fornecer a informação financeira necessária a uma tomada de decisão com qualidade;
- Ajudar a incrementar a performance da Organização.
Destinatários
Este Curso destina-se a Directores e Quadros Superiores das áreas de finanças e contabilidade e seus colaboradores directos.
Conteúdo Programático
1 - O novo contexto competitivo
- Diferentes Clientes atribuem diferentes valores às várias ofertas das empresas. Por outro lado, nenhuma Organização consegue ser a melhor em todas as dimensões, pelo que deverá entender a sua oferta de valor e direccioná-la aos clientes que lhe atribuem maior valor. Este módulo abordará as fontes de valor para os clientes e analisará várias estratégias que a empresa pode adoptar para conseguir uma performance superior e ser líder de marcado. Tópicos principais:
- Novas tendências de Mercado
- As várias dimensões do valor do Cliente (benefícios, custos e velocidade)
- As opções sobre Preço, Produto, Serviço e Soluções customizadas, e a implicação destas escolhas na estratégia da Companhia ao nível do marketing, vendas, logística, Recursos Humanos e Liderança
2 - Overview sobre as Opções Estratégicas e o Papel das Finanças
- Este módulo abordará as implicações das opções estratégicas na função finanças. Tópicos principais:
- Qual o suporte que as finanças necessitam dar a cada opção estratégica:
- Preço: Reduções de custo de transacções, controlo de custos, etc.
- Produto: Eficiência nas transacções, margens de rentabilidade, etc
- Serviço: Qual o nível e custo de serviços potencialmente valorizados pelo Cliente (benefícios vs custo)
- Soluções Customizadas: Rentabilidade do Cliente, financiamento diferencial, etc.
3 - A Função FINANCEIRA: Skill´s, Competências e estrutura organizativa
- Skill"s e Competências necessárias à equipa financeira
- Onde estamos e para onde queremos caminhar
- Opções de organização: Serviços partilhados; Outsourcing; Descentralização de operações; Comunicação, etc.
4 - A importância do relacionamento entre as várias funções da empresa
- O papel chave da equipa financeira no suporte efectivo à estratégia da empresa
- Alinhamento estratégico entre as finanças e a estratégia empresarial
- Relacionamento entre as finanças e os departamentos de Marketing e Vendas
- A necessidade de por vezes se criarem taskforces entre pessoas da área financeira e as restantes áreas
5 - Conclusões e Plano de Acção
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.