PROGRAMA QUEM SOU
Controlo de Crédito e Cobrança a Clientes por Parte da Área Comercial
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e técnicas de controlo de crédito e cobranças.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Estabelecer uma relação de confiança com o cliente no primeiro contacto
- Argumentar de forma persuasiva e sem agressividade
- Adquirir técnicas e procedimentos adequados para enfrentar situações de conflito com o cliente
- Desenvolver uma mentalidade e capacidades de negociação orientada para a obtenção de compromissos favoráveis
- Construir estratégias convincentes de negociação para encontrar soluções equilibradas para cada parte
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais da área comercial que necessitem fazer o controlo de crédito e cobranças aos seus Clientes.
Conteúdo Programático
1 - AS ETAPAS E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO NEGOCIAL
- Saber criar pressão em função do perfil e histórico do cliente
- Saber recolher informação que viabilize a obtenção do acordo
- Saber conduzir a negociação e obter compromissos
2 - REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DO CONTACTO
- Saber definir o que está em jogo: assuntos negociais, pontos de "não cedência"
- Estabelecer objectivos e limites mínimos para a negociação
- Definir o tipo de abordagem em função do histórico e perfil do cliente
3 - DESENVOLVER A CAPACIDADE DE PERSUASÃO PELAS PERGUNTAS E REFORMULAÇÃO
- Saber utilizar as perguntas enquanto técnica de sondagem e de controlo do diálogo.
- Saber conduzir o interlocutor pelo poder persuasivo das questões.
- Saber aplicar eficazmente a reformulação: o caso específico da re-significação
4 - O PODER DA ARGUMENTAÇÃO: SABER CONTORNAR AS OBJECÇÕES DO CLIENTE
- Argumentação "positiva" versus argumentos de pressão: como e quando aplicá-los
- As consequências positivas de uma acção de recuperação baseada na argumentação específica
- Treino prático de contorno de objecções
5 - CONDUZIR O CONTACTO
- Saber enquadrar a situação de incumprimento e criar pressão, de acordo com o perfil do cliente
- Saber diagnosticar a capacidade de liquidação do cliente face ao endividamento
- Aplicar o método DESC
- Recorrer à argumentação como meio de evitar as concessões
- Conduzir o contacto em função dos objectivos estabelecidos, tendo em conta a situação financeira do interlocutor
- Como lidar com tácticas manipulativas
- Saber explicitar o acordo alcançado, responsabilizando o interlocutor
6 - CONDUZIR A NEGOCIAÇÃO
- Quando negociar de forma cooperativa, quando negociar de forma competitiva
- Estratégias integrativas: como conduzir o seu interlocutor para uma lógica de cooperação
- Saber distinguir posições, interesses e critérios de decisão
- Usar as técnicas de controlo do diálogo para obter e partilhar informação
- Controlar o desenrolar da negociação: sínteses parciais, reenquadramento e check-up de pontos de acordo
- Saber usar argumentação persuasiva para apoiar as propostas e contrapropostas
- Técnicas e procedimentos de pré-fecho: influenciar o acordo final
7 - TOMAR CONSCIÊNCIA DO SEU ESTILO DE NEGOCIAÇÃO
- Auto diagnóstico do seu estilo pessoal de negociação; análise de pontos fortes e pontos fracos
- Como optimizar os seus recursos pessoais numa situação de negociação
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação