Processos integrados de Planeamento Estratégico e Inteligência Competitiva

Objectivo Geral

O Planeamento Estratégico deve traçar directrizes e metas exequíveis e para isso o seu desenvolvimento precisa, de estar bem fundamentado em análises e informações confiáveis sobre empresas concorrentes e sobre as expectativas e as necessidades do consumidor. É portanto essencial a contribuição que o trabalho de Inteligência Competitiva presta para a elaboração de um Planeamento Estratégico eficaz que na sua fase de execução, deve guiar e estabelecer o foco das actividades de Inteligência Competitiva. Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e conhecimentos ao nível de planeamento estratégico e inteligência competitiva.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Optimizar os trabalhos de Planeamento Estratégico e de Inteligência Competitiva para uma melhor tomada de decisão executiva
  • Usar Inteligência Competitiva para agilizar o processo de Planeamento Corporativo
  • Aplicar ferramentas e metodologias eficientes de Planeamento e de Inteligência Competitiva
  • Identificar os principais desafios na execução das acções de Planeamento e Inteligência e definir acções para contorná-los
  • Inspirar-se nas melhores práticas de Inteligência de Mercado para fortalecer as estratégias de Planeamento da empresa
  • Desenvolver uma visão integrada dos processos de Inteligência e de Planeamento para permitir a empresa optimizar seu diferencial competitivo

Destinatários

Este Curso destina-se aos profissionais de diversos níveis hierárquicos das áreas de Inteligência de Mercado, Planeamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Estratégia, Vendas, ou de outras áreas envolvidas nos exercícios de Planeamento e de Inteligência da empresa e que desejam reforçar as suas competências nas disciplinas de Planeamento e Inteligência.

Conteúdo Programático

1 -    INTRODUÇÃO AO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

  • Conceitos e processos centrais
  • A Informação como principal input dos ciclos estratégicos da organização
  • Como optimizar recursos e tempo graças ao uso de metodologias simples e eficientes de Planeamento e Inteligência
  • Opções de localização e estruturação da (s) área (s) de Inteligência e Planeamento
  • Integração dos ciclos de Planeamento e da Inteligência: benefícios para a empresa

2 -    O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO COMO INPUT DO CICLO DE INTELIGÊNCIA DA EMPRESA

  • Como adequar as práticas de Inteligência às necessidades da Organização tendo o Planeamento como guia
  • Metodologia para o exercício de Planeamento Estratégico e interacção com o Ciclo de Inteligência Competitiva
  • Exploração das fases de Planeamento norteadoras do Sistema de Inteligência de Mercado

3 -    A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO

  • Integração da "Inteligência" no processo de formulação estratégica
  • A definição dos componentes chave da Inteligência necessários a um Planeamento bem-sucedido
  • Tipos de Inteligência necessários para o Planeamento: por planeamento, por vigilância e de suporte
  • Como melhorar a tomada de decisão executiva com base nos inputs sobre as competências dos concorrentes, a eficiência relativa das operações da empresa, a avaliação das estratégias da empresa, o monitoramento dos micro e macro ambientes, entre outros
  • Detalhar as fases do ciclo de Inteligência que servem de input ao Planeamento

4 -    COMO GARANTIR O SUCESSO DOS PROCESSOS INTEGRADOS DE PLANEAMento E INTELIGÊNCIA

  • O uso de redes de informações para alimentar o ciclo de Inteligência e garantir a eficiência do exercício do Planeamento
  • Design de redes internas e externas de informantes e usuários
  • Aplicação do conceito de reciprocidade
  • Principais mecanismos de redes
  • A gestão de redes e relacionamentos chave

5 -    DISSEMINAÇÃO E RECALIBRAÇÃO DAS ACTIVIDADES DE PLANEAMENTO E DE INTELIGÊNCIA

  • O processo de comunicação das recomendações tácticas e estratégicas geradas através dos ciclos de Planeamento e Inteligência
  • Recomendação de formatos para comunicação interna
  • O papel de cada profissional na recalibração das metas do Planeamento e do trabalho de Inteligência
  • A gestão dos processos de Planeamento e de Inteligência por empowerment
  • Execução de peças (conteúdos, frequências, públicos-alvo e canais) para comunicar, executar e recalibrar as decisões tomadas a partir dos ciclos estratégicos da empresa

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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