Estratégia Empresarial & Planeamento Estratégico

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e conhecimentos necessários ao desenvolvimento da Estratégia Empresarial, apresentando os modelos mais conhecidos.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Salientar a importância da gestão estratégica nas empresas
  • Estimular a criatividade e a participação nas escolhas das estratégias a desenvolver
  • Apresentar esquemas de acção para aceitar os desafios e alcançar os objectivos estabelecidos pela empresa

Destinatários

Este Curso destina-se a todos Executivos e Quadros Superiores de Empresas envolvidos nos processos de definição de estratégia das suas organizações.

Conteúdo Programático

1 -    DA ESTRATÉGIA MILITAR À EMPRESARIAL

  • Os fundamentos e a problemática da estratégia militar
  • As abordagens da complexidade
  • A aplicação concreta da estratégia militar
  • As relações entre a guerra e a competição económica
  • A estratégia empresarial à luz da estratégia militar
  • A aplicação concreta da estratégia empresarial

2 -    O DOMÍNIO DAS ESPECIFICIDADES DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

  • A tomada de decisões na empresa. As etapas do processo de tomada de decisões
  • Os diferentes tipos de tomadas de decisão
  • O conceito de estratégia empresarial
  • Alguns tipos de estratégias empresariais
  • As decisões estratégicas, operacionais e correntes
  • A estratégia empresarial e os estágios de evolução de empresas
  • A estratégia empresarial e os instrumentos de gestão relacionados: planeamento estratégico, gestão estratégica e pensamento estratégico

3 -    O PERFIL DO GESTOR E DO GESTOR ESTRATEGO

  • A sua importância, dimensões, atitudes prejudiciais e a complexidade das tarefas
  • O perfil-tipo de um gestor. Características, comportamento requerido e qualidades inerentes. O meu estilo de gestão, numa perspectiva tridimensional
  • As principais características de um gestor estratego
  • A formação dos estrategos
  • O peso dos homens na concepção e na aplicação da estratégia empresarial
  • Os padrões de liderança estratégica

4 -    A CRIATIVIDADE EM GESTÃO. AS COMPONENTES, AS CONDICIONANTES, OS NÍVEIS DE INFLUÊNCIA E DE ABRAGÊNCIA DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

  • A criatividade em gestão e as formas de as estimular
  • O modelo proposto de estratégia empresarial
  • As condicionantes gerais da estratégia empresarial
  • As condicionantes da estratégia empresarial. O ambiente empresarial e a situação da empresa
  • Os níveis de influência da estratégia empresarial
  • Os níveis de abrangência da estratégia empresarial

5 -    A ANÁLISE COMPETITIVA DAS EMPRESAS

  • A estratégia empresarial e as vantagens competitivas
  • Os oito imperativos para a competitividade das empresas
  • O sistema de informações estratégicas
  • Os cenários estratégicos
  • A estratégia empresarial e a actuação da concorrência num mercado competitivo
  • Os factores críticos de sucesso da empresa

6 -    AS TÉCNICAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DA POSIÇÃO COMPETITIVA DA  EMPRESA

  • As Técnicas Padronizadas globais:
  • A matriz BCG - Boston Consulting Group
  • PIMS - Profit Impact of Marketing Strategic
  • A matriz AM - Matriz da Atractividade de Mercado
  • A matriz PC - Matriz do Posicionamento Competitivo
  • As Técnicas Padronizadas Específicas
  • O Ciclo de Vida do Negócio e o Ciclo de Vida do Produto
  • A matriz ADL - Matriz para determinar o Perfil do Negócio, de Arthur D. Litle
  • O modelo de Retorno/Risco
  • A matriz Shell - Matriz Política Direccional da Shell
  • O modelo McKinsey/GE - Modelo de Avaliação das Possibilidades de Negócio McKinsey/GE
  • O modelo de Lorange
  • As Técnicas Não Padronizadas
  • A matriz do desempenho de produtos ou negócios
  • O modelo de análise do processo dos negócios
  • O modelo da massa crítica
  • A matriz da liderança
  • A matriz de custo/valor
  • A matriz de Petrov
  • A matriz de Booz-Allen
  • Os modelos de estratégia competitiva
  • O modelo de Porter
  • O modelo de Derek Abell
  • O modelo integrado de análise da posição competitiva (MAP) e o cálculo da rentabilidade do produto
  • A comparação entre algumas das técnicas

7 -    A FORMULAÇÃO, A IMPLANTAÇÃO E O CONTROLO DAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS SELECCIONADAS

  • A formulação das estratégias empresariais
  • O estabelecimento de estratégias alternativas e a escolha das estratégias empresariais
  • A implementação, o controlo e a avaliação das estratégias empresariais
  • As estratégias empresariais e os projectos e os planos de acção
  • A cultura e o clima organizacionais: O "iceberg" organizacional. A Gestão da resistência às estratégias empresariais
  • As sete etapas do desenvolvimento organizacional:
  • Etapa 1 - A identificação
  • Etapa 2 - A Entrada
  • Etapa 3 - A auditoria de posição
  • Etapa 4 - O Planeamento
  • Etapa 5 - A acção
  • Etapa 6 - O acompanhamento e a avaliação
  • Etapa 7 - A conclusão

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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