Competitive Intelligence

Objectivo Geral

A Competitive Intelligence não é uma ferramenta técnica de gestão mas sim um instrumento de apoio à tomada de decisão com base na análise dos factores não exclusivamente económicos e financeiros que influenciam a evolução da conjuntura empresarial. A excelência do instrumento reside na maior precisão da capacidade prospectiva que se consegue atingir. Para garantirem um elevado nível de competitividade, as empresas não podem depender exclusivamente de informações externas, isto é, produzidas fora da organização. A vantagem da existência de uma unidade de Competitive Intelligence numa empresa representa assim um acréscimo estratégico do potencial de competitividade. Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam estruturar e implementar um eficaz sistema de Competitive Intelligence na sua Empresa ou Instituição.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

    • Compreender a aplicação da Competitive Intelligence no ambiente empresarial como factor estratégico de vantagem competitiva
    • Adquirir a perspectiva geral das técnicas da Competitive Intelligence
    • Conhecer o funcionamento de uma Unidade de Competitive Intelligence

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades nas áreas de Inteligência de Mercado, Planeamento Estratégico e Pesquisa de Mercado que desejam desenvolver competências ou melhorar sua actuação na disciplina de Inteligência Competitiva e assim ajudar a empresa aumentar a sua competitividade, nomeadamente:

  • Gestores de Empresas e Instituições Privadas
  • Gestores e Quadros Dirigentes da Administração Pública
  • Analistas e Especialistas de Mercado

Conteúdo Programático

1 -    O CONCEITO DE INTELLIGENCE

  • Etimologia
  • Evolução: da origem nos meios militares e diplomáticos aos serviços de Intelligence dos Estados

2 -    AS APLICAÇÕES ECONÓMICAS DA INTELLIGENCE

  • As consultoras e empresas americanas e britânicas
  • As novas abordagens francesas

3 -    A METODOLOGIA DA COMPETITIVE INTELLIGENCE

  • O ciclo de produção específico da Competititve Intelligence
  • As técnicas de OSINT

4 -    O PLANO DE INTELLIGENCE

  • A identificação dos alvos e prioridades
  • A definição das fontes
  • A programação da pesquisa

5 -    AS TÉCNICAS DA ANÁLISE

  • Análise passiva e análise activa
  • Instrumentos tecnológicos

6 -    OS RELATÓRIOS DE INTELLIGENCE

  • A tipologia
  • Os modelos de composição
  • A lista de distribuição

7 -     A UNIDADE DE COMPETITIVE INTELLIGENCE

  • A estrutura organizacional
  • A função de apoio à tomada de decisão

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Competitive Intelligence