Alinhamento Estratégico entre os SI/TI e a Estratégia Corporativa

Objectivo Geral

Actualmente são despendidas avultadas verbas em TI e na verdade os CEO e gestores de topo têm dificuldade algumas vezes em perceber como estes investimentos se enquadram na estratégia corporativa e se têm o retorno adequado ao investimento. Este Curso tem como objectivo fornecer aos participantes os principais tópicos e as linhas de orientação que lhes permitam enquadrar e potenciar os investimentos em TI dentro da estratégia corporativa de forma a contribuírem activamente para os objectivos delineados.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Formular uma estratégia para as TI alinhada com a estratégia global da empresa
  • Potenciar o valor e a interligação entre as TI e as outras áreas e departamentos da empresa
  • Posicionar a função TI como parceira de negócios
  • Implementar as melhores práticas na governação de TI (IT Governance)

Destinatários

Este Curso destina-se essencialmente aos CIOs e Gestores de Topo com responsabilidades ao nível da função de Tecnologias de Informação (TI).

Conteúdo Programático

1 -    MAXIMIZAR A PERFORMANCE DO NEGÓCIO ATRAVÉS DA FUNÇÃO Ti

  • Identificar a posição actual em termos de TI
    • O papel da função TI na Organização
    • O relacionamento entre a função TI e as restantes áreas de negócio
    • Perceber as principais questões e obstáculos
  • Explorar a contribuição das TI na performance corporativa
    • O impacto das TI no resto do sistema
    • Adaptar a estratégia das TI à estratégia de negócio
    • As TI como "commodities"
    • A função TI como fonte de criação de valor
    • Fazer das TI uma vantagem competitiva

2 -    A FUNÇÃO TI COMO PARCEIRA DE NEGÓCIO DAS RESTANTES UNIDADES

  • Entender o que seria uma relação ideal
    • Propósitos e objectivos
    • Abrir canais de diálogo e comunicação
    • Determinar os valores disponíveis e envolvidos nos investimentos em TI
    • Execução e monitorização dos resultados
  • Gerir a transição e a mudança
    • Determinar o alinhamento organizacional necessário
    • Desenvolvimento de novas competências para os gestores de TI (Liderança e Negócio)
    • A importância de ganhar credibilidade gradualmente
    • Medir os progressos e os resultados intermédios
    • Principais problemas e "armadilhas"
  • Gestão dos impactos
    • Perceber e comunicar adequadamente os potenciais impactos nas diferentes áreas de negócio
    • Determinar o alinhamento organizacional necessário

3 -    A GOVERNAÇÃO DAS TI COMO SUPORTE AO ALINHAMENTO DAS TI COM AS OUTRAS FUNÇÕES NEGÓCIO

  • Gestão do investimento e portfólio
    • A razão da sua importância
    • Possíveis estratégias entre as prioridades e investimentos em TI com as prioridades da estratégia global da empresa
    • Medir os resultados em termos de negócio
  • Balanced Scorecards
    • Focar no que realmente interessa
    • Acompanhar e medir os resultados
    • Alguns exemplos práticos

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Alinhamento Estratégico entre os SI/TI e a Estratégia Corporativa