Alinhamento Estratégico entre a Função Financeira e a Estratégia Corporativa

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo sensibilizar os participantes ao novo posicionamento que o departamento financeiro tem vindo a assumir no seio de uma Organização. Este departamento, muitas vezes visto apenas como fornecedor de documentação e report´s financeiros standards e legais virados para o exterior da Organização, tem hoje um papel preponderante ao fornecer internamente à equipa de gestão as análises financeiras e indicadores relevantes que irão suportar o processo de tomada de decisão a alto nível. Compreender a importância do alinhamento da função financeira com a estratégia global da Organização é assim o objectivo principal deste Curso.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Perceber a razão do departamento financeiro ser um "partner" do negócio;
  • Perceber a necessidade do Management Accounting;
  • Perceber os vários processos de negócio e o seu encadeamento;
  • Fornecer a informação financeira necessária a uma tomada de decisão com qualidade;
  • Ajudar a incrementar a performance da Organização.

Destinatários

Este Curso destina-se a Directores e Quadros Superiores das áreas de finanças e contabilidade e seus colaboradores directos.

Conteúdo Programático

1 -    O novo contexto competitivo

  • Diferentes Clientes atribuem diferentes valores às várias ofertas das empresas. Por outro lado, nenhuma Organização consegue ser a melhor em todas as dimensões, pelo que deverá entender a sua oferta de valor e direccioná-la aos clientes que lhe atribuem maior valor. Este módulo abordará as fontes de valor para os clientes e analisará várias estratégias que a empresa pode adoptar para conseguir uma performance superior e ser líder de marcado. Tópicos principais:
  • Novas tendências de Mercado
  • As várias dimensões do valor do Cliente (benefícios, custos e velocidade)
  • As opções sobre Preço, Produto, Serviço e Soluções customizadas, e a implicação destas escolhas na estratégia da Companhia ao nível do marketing, vendas, logística, Recursos Humanos e Liderança

2 -    Overview sobre as Opções Estratégicas e o Papel das Finanças

  • Este módulo abordará as implicações das opções estratégicas na função finanças. Tópicos principais:
  • Qual o suporte que as finanças necessitam dar a cada opção estratégica:
  • Preço: Reduções de custo de transacções, controlo de custos, etc.
  • Produto: Eficiência nas transacções, margens de rentabilidade, etc
  • Serviço: Qual o nível e custo de serviços potencialmente valorizados pelo Cliente (benefícios vs custo)
  • Soluções Customizadas: Rentabilidade do Cliente, financiamento diferencial, etc.

3 -    A Função FINANCEIRA: Skill´s, Competências e estrutura organizativa

  • Skill"s e Competências necessárias à equipa financeira
  • Onde estamos e para onde queremos caminhar
  • Opções de organização: Serviços partilhados; Outsourcing; Descentralização de operações; Comunicação, etc.

4 -    A importância do relacionamento entre as várias funções da empresa

  • O papel chave da equipa financeira no suporte efectivo à estratégia da empresa
  • Alinhamento estratégico entre as finanças e a estratégia empresarial
  • Relacionamento entre as finanças e os departamentos de Marketing e Vendas
  • A necessidade de por vezes se criarem taskforces entre pessoas da área financeira e as restantes áreas

5 -    Conclusões e Plano de Acção

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Alinhamento Estratégico entre a Função Financeira e a Estratégia Corporativa