Assistente de Gestão de Projectos

Objectivo Geral

O novo gestor necessita de uma assistente que conheça a fundo e compreenda bem o funcionamento da empresa moderna: os desafios que enfrenta, as necessidades de desenvolvimento, quais os modelos de gestão que contribuem para o êxito, etc. A função de Assistente de Projectos exige que este profissional possua os conhecimentos básicos de gestão de projectos e conheça os seus instrumentos para que contribua de forma activa com informações sintéticas mas necessárias ao Chefe de Projecto. A complementaridade de papéis, faz do Chefe de projectos e do seu Assistente um binómio que trabalha em estreita colaboração para atingir os objectivos estabelecidos.

Objectivos Específicos

No final deste Curso os participantes terão adquirido conhecimentos sobre os instrumentos de organização, de desenvolvimento e de controlo de um projecto, assim como compreensão das necessidades do Chefe de Projecto para melhor o assistir. No final da acção os participantes saberão:
• Desenvolver a sua capacidade de apoiar os gestores nas suas responsabilidades, tomando consciência da complexidade da sua função;
• Adquirir uma visão e uma compreensão mais evidente da vida social da empresa e dos imperativos económicos exigidos ao seu desenvolvimento;
• Acrescentar valor ao desempenho e desenvolver competências específicas e/ou técnicas associadas às reais necessidades do seu contexto.

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que têm como função assistir ao Chefe de Projectos, nomeadamente:
- Assistentes do Chefe de Projecto, Assistente de Gestão, Assistentes do Chefe de Programa;
- Colaboradores de projecto;
- Controlador de custos;
- Quadros ou Técnicos com responsabilidade de assistir os Chefes de Projecto nas suas actividades de controlo de gestão dos projectos.

Conteúdo Programático

1. CONHECER O CONTEXTO DE UM PROJECTO
• Os problemas relacionais pela coexistência do projecto com a actividade habitual da Empresa
• As reacções previsíveis mais frequentes

2. COMPREENDER AS NECESSIDADES DO CHEFE DE PROJECTO
• A problemática do chefe de projecto
• As relações do chefe de projecto com a Empresa
• A missão do assistente: modo "piloto automático" que permite ao chefe de projecto dedicar-se livremente às dificuldades e imprevistos

3. CONHECER E UTILIZAR OS INSTRUMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DE UM PROJECTO
• Os diferentes tipos de projectos.
• Os clientes (externos ou internos) e a sua própria organização da gestão
• As estruturas de projectos
• A posição do gestor: hierárquica ou funcional?

4. CONHECER E UTILIZAR OS INSTRUMENTOS QUE FACILITAM O DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO
• Na fase de lançamento: procedimentos de lançamento e de coordenação
• Na fase de desenvolvimento: as etapas, o organigrama das tarefas, a comunicação
• Na fase de fim de projecto: as relações por vezes difíceis com o cliente, os relatórios de fim de projecto, o arquivo

5. CONHECER E APLICAR OS INSTRUMENTOS QUE FACILITAM O CONTROLO DE UM PROJECTO
• A lógica dos instrumentos, o contributo da informática
• A gestão dos prazos, características de um bom planning, o diagrama de barras, o método PERT.
• As actualizações
• A gestão dos recursos
• A gestão e a medida do avanço físico
• A gestão dos custos.
• Os diferentes métodos e os casos de utilização.
• A previsão do resto das tarefas a fazer
• A gestão dos documentos: sugestões de plano de arquivo do projecto
• A gestão das modificações: a noção de gestão de configuração
• Os indicadores de gestão

6. EXERCÍCIOS PRÁTICOS E SIMULAÇÕES

7. FECHO DA ACÇÃO E AVALIAÇÃO REACTIVA DA FORMAÇÃO

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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