Planeamento e Gestão Orçamental - Preparação, Acompanhamento e Controlo

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências necessárias de forma a saberem preparar, participar e acompanhar eficazmente o processo de planeamento e gestão orçamental ficando cada participante a saber posicionar-se estrutural e individualmente nas situações de participação no processo orçamental.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  •  Relacionar a Gestão Orçamental e a Gestão global
  • Dominar o processo de preparação e planeamento orçamental
  • Definir objectivos e identificar os custos a considerar
  • Identificar novos projectos e fazer incidir os seus valores nos orçamentos
  • Definir técnicas e instrumentos necessários aos processos de negociação e de acompanhamento adequados
  • Participar adequadamente no processo de gestão orçamental

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais de áreas não financeiras mas que necessitem Planear e fazer a Gestão de Orçamentos nas seus departamentos ou unidades de estrutura, nomeadamente, Directores, Quadros Dirigentes e Chefias; Coordenadores de Equipas e de Grupos de Trabalho e Técnicos.

Conteúdo Programático

1 -    A GESTÃO ORÇAMENTAL

  • A gestão global e a gestão orçamental
  • O planeamento e a elaboração do orçamento

2 -    O PROCESSO DE PREPARAÇÃO E PLANEAMENTO ORÇAMENTAL

  • Pesquisar e o tratar a informação
  • Seleccionar a informação útil e verificar da sua performance
  • Novos produtos, novos serviços e novas actividades a desenvolver

3 -    A CONCEPÇÃO DO ORÇAMENTO

  • Objectivos estratégicos e objectivos operacionais
  • Objectivos quantitativos e qualificativos
  • Os custos a considerar
  • Custos de estrutura
  • Custos fixos e variáveis
  • Outros custos

4 -    OS NOVOS INVESTIMENTOS

  • Incluir os novos projectos
  • Prever e fazer incidir nos orçamentos

5 -    NEGOCIAR E DEFENDER O ORÇAMENTO

  • Apresentar um orçamento coerente
  • Preparar-se para a defesa do seu orçamento
  • Negociar e discutir o orçamento

6 -    O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO

  • Acompanhar o orçamento
  • Organizar e utilizar o quadro de acompanhamento - tableau de bord
  • Analisar os desvios e dar resposta imediata

7 -    O ORÇAMENTO E O DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

  • Actividades e tarefas a desenvolver pelos departamentos/serviços especialistas
  • A participação a solicitar e/ou a exigir aos restantes órgãos
  • As reuniões de preparação ou de acompanhamento
  • Os documentos e a informação a enviar e a receber

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

Planeamento e Gestão Orçamental - Preparação, Acompanhamento e Controle