PROGRAMA QUEM SOU
Planeamento e Gestão Orçamental - Preparação, Acompanhamento e Controlo
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências necessárias de forma a saberem preparar, participar e acompanhar eficazmente o processo de planeamento e gestão orçamental ficando cada participante a saber posicionar-se estrutural e individualmente nas situações de participação no processo orçamental.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Relacionar a Gestão Orçamental e a Gestão global
- Dominar o processo de preparação e planeamento orçamental
- Definir objectivos e identificar os custos a considerar
- Identificar novos projectos e fazer incidir os seus valores nos orçamentos
- Definir técnicas e instrumentos necessários aos processos de negociação e de acompanhamento adequados
- Participar adequadamente no processo de gestão orçamental
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais de áreas não financeiras mas que necessitem Planear e fazer a Gestão de Orçamentos nas seus departamentos ou unidades de estrutura, nomeadamente, Directores, Quadros Dirigentes e Chefias; Coordenadores de Equipas e de Grupos de Trabalho e Técnicos.
Conteúdo Programático
1 - A GESTÃO ORÇAMENTAL
- A gestão global e a gestão orçamental
- O planeamento e a elaboração do orçamento
2 - O PROCESSO DE PREPARAÇÃO E PLANEAMENTO ORÇAMENTAL
- Pesquisar e o tratar a informação
- Seleccionar a informação útil e verificar da sua performance
- Novos produtos, novos serviços e novas actividades a desenvolver
3 - A CONCEPÇÃO DO ORÇAMENTO
- Objectivos estratégicos e objectivos operacionais
- Objectivos quantitativos e qualificativos
- Os custos a considerar
- Custos de estrutura
- Custos fixos e variáveis
- Outros custos
4 - OS NOVOS INVESTIMENTOS
- Incluir os novos projectos
- Prever e fazer incidir nos orçamentos
5 - NEGOCIAR E DEFENDER O ORÇAMENTO
- Apresentar um orçamento coerente
- Preparar-se para a defesa do seu orçamento
- Negociar e discutir o orçamento
6 - O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO
- Acompanhar o orçamento
- Organizar e utilizar o quadro de acompanhamento - tableau de bord
- Analisar os desvios e dar resposta imediata
7 - O ORÇAMENTO E O DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
- Actividades e tarefas a desenvolver pelos departamentos/serviços especialistas
- A participação a solicitar e/ou a exigir aos restantes órgãos
- As reuniões de preparação ou de acompanhamento
- Os documentos e a informação a enviar e a receber
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação