Assistente Comercial - Intensivo

Objectivo Geral

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e dos mais modernos conhecimentos necessários ao desempenho eficaz da função de Assistente Comercial.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Compreender os comportamentos eficazes para realizar o seu papel de interface entre diferentes interlocutores;
  • Adoptar um estilo mais claro, mais preciso, mais dinâmico nas suas comunicações escritas e orais;
  • Integrar-se totalmente e terão o seu papel no seio da equipa comercial.

Destinatários

Este Curso destina-se a Secretárias e a profissionais dos departamentos Comerciais e de Marketing que exerçam funções administrativas, e que na sua actividade tenham relacionamento com a força de vendas e com os Clientes da empresa.

Conteúdo Programático

1 -    COMPREENDER A FUNÇÃO DA ASSISTENTE COMERCIAL

  • Situar o desempenho no contexto profissional
  • Determinar os pontos-chave da equipa de sucesso
  • Analisar a contribuição prática da secretária eficaz
  • Desempenhar o papel de interface com os diferentes interlocutores
  • Interagir com a hierarquia / clientes / vendedores / serviços internos/fornecedores
  • Antecipar as dificuldades e circular a informação

2 -    ORGANIZAR O TRABALHO E GERIR MELHOR A ACTIVIDADE

  • Acompanhar e coordenar as actividades da equipa
  • Instrumentos de organização pessoal e da equipa
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Arbitrar as prioridades
  • Gerir os picos de actividade
  • Construir o plano de acção
  • Optimizar objectivos e meios
  • Desenvolver a sua criatividade
  • O pensamento criativo. Obstáculos
  • Atitudes criativas
  • Preparar reuniões comerciais: A Convenção Anual, o Salão, uma Exposição, uma reunião de equipa
  • Criar instrumentos de pilotagem: Elementos do budget
  • Organizar e apresentar o dossier de cliente

3 -    ESCREVER EM TERMOS COMERCIAIS

  • Comunicar por escrito de uma forma dinâmica
  • As 4 etapas de redacção de uma carta
  • Tornar a mensagem atractiva
  • Transformar uma reclamação, um orçamento ou uma oferta num documento comercial:
  • Redigir cartas de apresentação, encomendas, reclamações
  • Garantir o valor jurídico do documento
  • Responder a uma reclamação
  • Analisar a reclamação ponto por ponto
  • Construir um texto claro e preciso
  • Escolher frases com impacto
  • Tratar situações delicadas: ruptura de stocks, atrasos, aumentos súbitos de preços

4 -    MELHORAR AS CAPACIDADES DE RELAÇÃO E CONTACTO COM OS CLIENTES INTERNOS

  • A imagem da Empresa
  • A Assistente Comercial elemento ligação: Directores, Vendedores e Clientes, ter relações positivas com a força de vendas
  • Identificação dos Clientes (Internos e Externos)
  • Comunicação Assertiva

5 -    ACRESCENTAR UMA DIMENSÃO COMERCIAL À QUALIDADE DO SERVIÇO ADMINISTRATIVO

  • Cliente como principal activo de uma organização
  • Expectativa e percepção do cliente
  • A qualidade dos serviços

6 -    CONTROLAR AS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO E ARGUMENTAÇÃO

  • O telefone como instrumento comercial
  • O acolhimento telefónico
  • Emissão/recepção de chamadas
  • Vantagens e desvantagens do telefone
  • Como gerir uma reclamação
  • Definir o stress
  • Superar o conflito sem agressividade
  • Reduzir o stress

7 -    ADOPTAR UM PLANO DE EVOLUÇÃO PESSOAL

  • Fazer um diagnóstico dos pontos fortes e fracos
  • Mensagens limitantes
  • Estabelecer objectivos de progresso
  • Compromisso de acção

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

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