PROGRAMA QUEM SOU
Assistente Comercial - Intensivo
Objectivo Geral
Este Curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e dos mais modernos conhecimentos necessários ao desempenho eficaz da função de Assistente Comercial.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Compreender os comportamentos eficazes para realizar o seu papel de interface entre diferentes interlocutores;
- Adoptar um estilo mais claro, mais preciso, mais dinâmico nas suas comunicações escritas e orais;
- Integrar-se totalmente e terão o seu papel no seio da equipa comercial.
Destinatários
Este Curso destina-se a Secretárias e a profissionais dos departamentos Comerciais e de Marketing que exerçam funções administrativas, e que na sua actividade tenham relacionamento com a força de vendas e com os Clientes da empresa.
Conteúdo Programático
1 - COMPREENDER A FUNÇÃO DA ASSISTENTE COMERCIAL
- Situar o desempenho no contexto profissional
- Determinar os pontos-chave da equipa de sucesso
- Analisar a contribuição prática da secretária eficaz
- Desempenhar o papel de interface com os diferentes interlocutores
- Interagir com a hierarquia / clientes / vendedores / serviços internos/fornecedores
- Antecipar as dificuldades e circular a informação
2 - ORGANIZAR O TRABALHO E GERIR MELHOR A ACTIVIDADE
- Acompanhar e coordenar as actividades da equipa
- Instrumentos de organização pessoal e da equipa
- Distinguir o essencial do acessório
- Arbitrar as prioridades
- Gerir os picos de actividade
- Construir o plano de acção
- Optimizar objectivos e meios
- Desenvolver a sua criatividade
- O pensamento criativo. Obstáculos
- Atitudes criativas
- Preparar reuniões comerciais: A Convenção Anual, o Salão, uma Exposição, uma reunião de equipa
- Criar instrumentos de pilotagem: Elementos do budget
- Organizar e apresentar o dossier de cliente
3 - ESCREVER EM TERMOS COMERCIAIS
- Comunicar por escrito de uma forma dinâmica
- As 4 etapas de redacção de uma carta
- Tornar a mensagem atractiva
- Transformar uma reclamação, um orçamento ou uma oferta num documento comercial:
- Redigir cartas de apresentação, encomendas, reclamações
- Garantir o valor jurídico do documento
- Responder a uma reclamação
- Analisar a reclamação ponto por ponto
- Construir um texto claro e preciso
- Escolher frases com impacto
- Tratar situações delicadas: ruptura de stocks, atrasos, aumentos súbitos de preços
4 - MELHORAR AS CAPACIDADES DE RELAÇÃO E CONTACTO COM OS CLIENTES INTERNOS
- A imagem da Empresa
- A Assistente Comercial elemento ligação: Directores, Vendedores e Clientes, ter relações positivas com a força de vendas
- Identificação dos Clientes (Internos e Externos)
- Comunicação Assertiva
5 - ACRESCENTAR UMA DIMENSÃO COMERCIAL À QUALIDADE DO SERVIÇO ADMINISTRATIVO
- Cliente como principal activo de uma organização
- Expectativa e percepção do cliente
- A qualidade dos serviços
6 - CONTROLAR AS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO E ARGUMENTAÇÃO
- O telefone como instrumento comercial
- O acolhimento telefónico
- Emissão/recepção de chamadas
- Vantagens e desvantagens do telefone
- Como gerir uma reclamação
- Definir o stress
- Superar o conflito sem agressividade
- Reduzir o stress
7 - ADOPTAR UM PLANO DE EVOLUÇÃO PESSOAL
- Fazer um diagnóstico dos pontos fortes e fracos
- Mensagens limitantes
- Estabelecer objectivos de progresso
- Compromisso de acção
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação