Estratégia Aplicada ao Sector Imobiliário

Objectivo Geral

A crise financeira mundial afectou severamente o sector imobiliário. Neste sentido, torna-se fundamental efectuar uma análise ao mercado imobiliário para formular e implementar novas estratégias, que permitam às empresas um posicionamento vantajoso no mercado.

Objectivos Específicos

No final do curso os participantes deverão ser capazes de:
• Conhecer os protagonistas do sector imobiliário e sua forma de relacionamento;
• Caracterizar a relação do imobiliário com o meio envolvente;
• Caracterizar a envolvente transaccional das principais actividades imobiliárias;
• Efectuar a análise de uma empresa imobiliária, nas vertentes consideradas – promoção, investimento e agência / serviços imobiliários;
• Utilizar uma metodologia de análise de marketing de serviços ao imobiliário.

Destinatários

Este curso destina-se a quadros executivos envolvidos no desenvolvimento, formulação e implementação de estratégias empresariais aplicadas no sector imobiliário.

Conteúdo Programático

1. ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE
• Meio envolvente contextual:
• Compreender o sector imobiliário
• Caracterização e segmentação no sector imobiliário
• O impacto do sector imobiliário na economia em geral
• Os agentes no mercado imobiliário e a sua actuação
• O papel do Estado no mercado imobiliário
• As variáveis macroeconómicas no imobiliário
• Como estudar o mercado imobiliário – fontes de informação
• Análise estratégica do sector imobiliário
• Análise da oferta e procura no mercado imobiliário
• As principais tendências de evolução aplicadas ao imobiliário
• A sociedade de informação e o imobiliário
• Meio envolvente transaccional – aspectos específicos aplicados:
• Na promoção imobiliária
• Na agência e serviços imobiliários
• No investimento

2. ANÁLISE DA EMPRESA
• Noções básicas de análise estratégica da empresa
• Recursos da empresa
• Dinâmica de custos
• Competências centrais
• Adequação e intento estratégico
• A aplicação da análise da empresa ao mercado imobiliário
• Na promoção imobiliária
• Na agência e serviços imobiliários
• No investimento imobiliário

3. A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA APLICADA AO SECTOR IMOBILIÁRIO
• Missão, objectivos e estratégia
• O objecto e a missão de uma empresa do sector imobiliário
• O significado de uma prática ética aplicada ao imobiliário
• Produtos – Mercados
• Como criar vantagens competitivas no mercado imobiliário
• Factores críticos de diferenciação
• O marketing de serviços aplicado ao imobiliário
• As estratégias produtos – mercados
• Integração vertical
• Benefícios, custos e riscos da integração vertical
• Os casos típicos da relação do sector imobiliário com outras indústrias
• Internacionalização
• Benefícios, custos e riscos da internacionalização
• Análise do âmbito típico de actuação dos agentes do sector imobiliário
• Prós e contras de internacionalizar
• Diversificação
• Natureza da estratégia de diversificação
• Benefícios, custos e riscos de diversificação
• Planeamento de portefólios de negócios
• A diversificação de negócios vs diversificação geográfica
• Desenvolvimento empresarial
• Benefícios, custos e riscos do desenvolvimento empresarial
• As aquisições e fusões e alianças estratégicas – os casos típicos aplicados ao imobiliário

ANÁLISE E DISCUSSÃO DE CASOS PRÁTICOS

FECHO DO CURSO E AVALIAÇÃO REACTIVA DA FORMAÇÃO

Valores

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Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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