Ultrapassar Conflitos e Negociar Soluções

Objectivo Geral

A Resolução de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer gestor. No curso Resolução de Conflitos, os participantes desenvolverão competências que lhes permitam:

  • Saber como sair das situações de diálogo difícil;

  • Construir uma solução conjunta dos conflitos, tirando partido das divergências;

  • Encontrar as soluções equilibradas para cada parte;

  • Saber como lidar com os conflitos online.

Objectivos Específicos

  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;

  • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;

  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;

  • Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;

  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Destinatários

Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Conteúdo Programático

1- Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações: conflitos de crenças e conflitos de recursos escassos.

  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.

  • A comunicação ineficaz como fator de conflito.

  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa.

2- Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos? Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.

  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.

  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.

  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

3- Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos 

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.

  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.

  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

4- Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.

  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.

  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação.

  • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.

  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

5- Atuar nas várias fases da negociação

  • A fase de preparação: ponto-chave do êxito da negociação:
    • Os objetivos;

    • As concessões e os limites;

    • A argumentação de apoio;

    • Como analisar os interesses e as posições da outra parte.

  • Saber conduzir a negociação – os métodos eficazes em cada etapa:
    • O enquadramento da negociação e os interesses mútuos;

    • Controlar o diálogo – a arte de perguntar;

    • Tratar os diferentes tipos de objeções;

    • Sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.

  • Procedimentos para concluir acordos – técnicas de fecho da negociação:Saber avaliar a eficácia de uma negociação.

    • Conseguimos um acordo fiável?

6- Lidar com o conflito online

  • Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças.

  • Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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