O Processo de Tomada de Decisão - Entendimento, Métodos e Ferramentas

Objectivo Geral

Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências e conhecimentos que lhes permitam compreender os métodos e ferramentas inerentes ao processo de tomada de decisão.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Distinguir e aplicar métodos e técnicas de tomada de decisão complexa
  • Resistir aos erros e ilusões que diminuem a qualidade das decisões
  • Identificar as características individuais que fomentam ou perturbam a capacidade de decisão
  • Tirar partido das ferramentas de apoio à tomada de decisão
  • Usar técnicas de apoio à decisão em grupo
  • Transformar a decisão num plano de acção

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que desejam melhorar as suas competências na tomada de decisão em situações de gestão de recursos e de pessoas.

Conteúdo Programático

1 -    Desenvolver os métodos para decidir melhor: tomada de decisão individual

  • Como decidir - etapas do processo lógico-racional de tomada de decisão
  • Pontos fortes e limites do método racional
  • Avaliação do grau de incerteza da situação
  • Análise e avaliação do risco na tomada de decisão
  • Métodos para delimitar os problemas, estabelecer critérios e ponderar alternativas: multi-atributos e trocas equivalentes

2 -    Identificar e classificar o seu estilo de tomada de decisão

  • Autodiagnóstico das tendências individuais: pontos fortes e pontos fracos
  • Como tomar decisões
  • Tomar consciência dos automatismos pessoais na análise da informação
  • Reacções habituais em situações de crise e/ou de urgência

3 -    Saber analisar a informação para decidir com eficácia

  • Racionalidade e intuição - processos opostos ou complementares?
  • Distorções e "armadilhas" na recolha e análise de informação para a decisão
  • Ancoragem
  • Disponibilidade
  • Representatividade
  • Evitar a escalada irracional de compromisso, ou como inverter ou redirecionar uma decisão inadequada.

4 -    Tirar partido dos sistemas de apoio à decisão

  • Decisão assistida por computador
  • Ferramentas de tratamento de informação para apoio à tomada de decisão
  • Antecipar cenários de aplicação da decisão para seleccionar a informação pertinente

5 -    Decidir individualmente ou em grupo?

  • Várias cabeças pensam melhor do que só uma - vantagens e desvantagens da decisão em grupo
  • Graus de participação na tomada de decisão - quando consultar os parceiros e colaboradores
  • Problemas na tomada de decisão em grupo - procedimentos e técnicas para melhorar a qualidade da decisão
  • Técnicas de criatividade para a decisão em grupo:
  • Variantes do "brainstorming"
  • Método Delphi

6 -    Passar da decisão à acção: como garantir a adesão dos outros

  • Comunicar decisões - como reforçar a eficácia persuasiva das suas mensagens
  • Em reuniões (equipas, comités ou outros)
  • Num contacto individual
  • Conseguir a responsabilização de todos os implicados na decisão
  • Elaborar um plano de acção coerente com a natureza da decisão
  • Saber avaliar a eficácia das decisões: O balanço do plano de acção

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

O Processo de Tomada de Decisão - Entendimento, Métodos e Ferramentas