Gestão do Stress e Gestão dos Conflitos

Objectivo Geral

É impossível estar vivo e não saber o que é o stress e a maioria de nós encara-o como um monstro sempre à espreita.
O stress agita as emoções, confunde o raciocínio, baralha a concentração e consome a memória. As pessoas que respondem bem ao stress podem ter um melhor desempenho. A capacidade de pensar e aprender rapidamente, concentrar-se com calma, fazer julgamentos lúcidos e agir de forma decidida são atributos que podem surgir tão naturalmente quanto o ato de respirar, desde que conhecidos os mecanismos mais eficazes às diferentes situações.

As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. Essas diferenças sempre produzem alguma espécie de conflito. Solucionar conflitos diminui os desgastes físico e mental, Stress interpessoais e melhora a produtividade organizacional.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
  • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
  • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
  • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
  • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Destinatários

Todos os colaboradores que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho.

Conteúdo Programático

1. Gestão de stress

  • Stress - conceito e modelo explicativo;
  • causas e factores primários de stress no trabalho;
  • Sintomas de stress-relação entre desempenho e stress

2. Avaliação individual do grau de stress;

  • Fases do stress;
  • Formas individuais de lidar com o stress
  • Factores de risco;
  • Procrastinação;
  • Tomada de decisões;
  • Estilo de vida

3. Como Implementar a mudança;

  • Análise da situação;
  • Gestão do tempo;
  • Assertividade;
  • Técnicas de relaxamento e meditação.

4. Gestão de conflitos

  • Relações interpessoais e o conflito;
  • Diferentes tipos de conflitos;
  • Fontes e rastilhos de conflito;
  • Conflito enquanto processo
  • Estilos pessoais de gestão de conflitos;
  • Conflito como oportunidade;
  • Guia para a navegação em situações de conflito;
  • Estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Gestão do Stress e Gestão de Conflitos