Gestão de Conflitos - Intensivo

Objectivo Geral

Há muitos exemplos típicos, tanto nos negócios como na vida em família e na sociedade, de como o conflito é mal interpretado e como a visão negativista sobre ele obstrui a habilidade de resolver efetivamente as diferenças. Na verdade, o conflito é algo complexo e obscuro para quem está diretamente a viver os seus efeitos. Nas empresas, o conflito aparece como o lado sombrio da alma humana e, raramente, as pessoas se beneficiam a partir dele. No mundo dos negócios, o conflito é um dos fatores de maior peso nos chamados custos invisíveis das organizações, pois vai corroendo as relações e prejudicando as possibilidades de alcançar um alto nível de produtividade e rentabilidade decorrentes da sinergia das interações humanas. Extrair benefícios dos conflitos é ainda um grande desafio para as organizações e, em especial, para os líderes preocupados com o equilíbrio do tripé da competitividade: resultados ↔ satisfação das pessoas ↔ inovação.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Definir conflito e as estratégias para o prevenir;
  • Diagnosticar a situação conflituosa;
  • Identificar as estratégias mais adequadas para a resolução do conflito;
  • Adquirir competências na área da gestão de pessoas relativamente à situação de conflito;
  • Construir relações de confiança com os parceiros para facilitar a obtenção de soluções.

Destinatários

Todos os colaboradores que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho.

Conteúdo Programático

MÓDULO I - GESTÃO DE CONFLITOS

  • Conflito intrapessoal e interpessoal como tratar
  • Conflitos malignos x conflitos benignos
  • Técnicas de administração de conflitos
  • O que é a gestão proativa
  • A estratégia do golfinho
  • Como viabilizar acordos
  • Quando provocar co onflito
  • Causas dos conflitos

MÓDULO II - GERIR  CONFLITOS

  • Etnocentrismo
  • Uso impróprio de práticas de gestão
  • Percepções diferentes
  • Comunicação errônea

MÓDULO III - TIPOS DE COMPORTAMENTOS DOS INDIVÍDUOS PARA ADMINISTRAR CONFLITOS

  • Passivo
  • Agressivo
  • Assertivo
  • Passivo/agressivo

MÓDULO IV - GERADOR DE CONFLITOS

  • Produtividade
  • Reconhecimento
  • Regras e objetivos
  • Flexibilidade
  • Objetividade
  • Empatia
  • Moral

MÓDULO V - ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

  • Analisar a situação
  • Determinar os efeitos e os objetivos
  • Ajustar-se à receptividade
  • Criar o ambiente propício
  • Comunicar-se efetivamente
  • Descrever o comportamento que deseja mudar
  • Descrever o comportamento desejado
  • Procurar soluções conjuntamente
  • Concentrar-se naquilo que se acha bom
  • Chegar a um acordo

MÓDULO VI - TIPOS DA GRAVIDADE DE UM CONFLITO

  • Conflito percebido ou latente
  • Conflito experienciado ou velado
  • Conflito manifestado ou aberto

MÓDULO VII - PARA ADMINISTRAR UM CONFLITO EMPREGA-SE UM DOS SEGUINTES ESTILOS

  • Estilo de evitação
  • Estilo de acomodação
  • Estilo competitivo
  • Estilo de compromisso
  • Estilo de colaboração

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Gestão de Conflitos - Intensivo