Assertividade para Gestores

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências e técnicas que lhes permitam desenvolver a assertividade enquanto Gestores.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Melhorar a comunicação através da assertividade
  • Desenvolver um estilo do comunicação mais elaborado e assertivo,
  • Potenciar a sua capacidade de liderança
  • Identificar os recursos certos dentro das suas equipas
  • Potenciar o desempenho pessoal e das suas equipas
  • Exercer maior influência nos outros

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que pretendam adquirir e/ou aprofundar os seus conhecimentos nesta área.

Conteúdo Programático

1 -    Comunicação consciente

  • Descrever exemplos de comunicação consciente e inconsciente
  • Explicar o modelo pensamentos-sentimentos-comportamentos e sua importância na compreensão e controlo da comunicação
  • Identificar crenças e o seu papel na comunicação
  • Identificar factores que permitam transformar-se num comunicador flexível e adaptado a diferentes situações

2 -    Modelo assertivo/responsivo

  • Identificar os quatro quadrantes do modelo assertivo/responsivo descrevendo a sua correspondência com comportamentos e atitudes
  • Explicar necessidades e crenças humanas que conduzem a determinados comportamentos

3 -    Utilizar o modelo

  • Identificar tipos de comunicação como assertivos, responsivos, agressivos e não assertivos, e a forma como estes interferem com a auto-estima
  • Formular as suas técnicas de comunicação utilizando o modelo de forma a responder adequadamente aos outros
  • Empregar as estratégias de comunicação para chegar a consenso dentro da equipa
  • Fomentar o feedback positivo na sua equipa

4 -    Assertive/responsive skill building

  • Conteúdos mais complexos
  • Desafios de equipa mais complexos

5 -    Listening responsively

  • Utilizar a assertividade para demarcar uma posição sem se tornar agressivo
  • Explorar as posições dos outros demonstrando compreender o lado oposto

6 -    Emoções e conflitos

  • Identificar desbloqueadores emocionais próprios e reconhecer de forma eficaz os desbloqueadores dos outros
  • Descrever a "zona pessoal de controlo"
  • Estar preparado para gerir conflitos:
  • Cooperação e controlo de emoções
  • Baixar a temperatura emocional quando possível
  • Decidir com confiança quando não é possível resolver um conflito

7 -    Estilos de comunicação

  • Analisar e caracterizar uma conversa classificando o estilo de comunicação presente
  • Identificar os estilos de comunicação dos outros

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.