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PROGRAMA QUEM SOU

Administração de Conflitos na Organização

Objectivo Geral

Há muitos exemplos típicos, tanto nos negócios como na vida em família e na sociedade, de como o conflito é mal interpretado e como a visão negativista sobre ele obstrui a habilidade de resolver efetivamente as diferenças. Na verdade, o conflito é algo complexo e obscuro para quem está diretamente a viver os seus efeitos. Nas empresas, o conflito aparece como o lado sombrio da alma humana e, raramente, as pessoas se beneficiam a partir dele. No mundo dos negócios, o conflito é um dos fatores de maior peso nos chamados custos invisíveis das organizações, pois vai corroendo as relações e prejudicando as possibilidades de alcançar um alto nível de produtividade e rentabilidade decorrentes da sinergia das interações humanas. Extrair benefícios dos conflitos é ainda um grande desafio para as organizações e, em especial, para os líderes preocupados com o equilíbrio do tripé da competitividade: resultados ↔ satisfação das pessoas ↔ inovação.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Escolher o estilo adequado de gestão de conflitos;

  • Desenvolver atitudes e habilidades eficazes para lidar com conflitos, beneficiando a si mesmos e à organização;

  • Atuar prevenindo ou administrando o conflito, de forma a colher resultados favoráveis à sinergia das equipas e da manutenção das relações de confiança entre gestores e as suas equipas de trabalho;

  • Identificar a causa do conflito e os comportamentos a serem adotados de forma prática e vivencial;

  • Identificar os seus estilos de gestão preferidos, de forma a analisar criticamente a sua adequação às diversas situações que enfrenta no dia a dia;

  • Promover mais rendimento, produtividade e qualidade de vida na concretização de resultados.

Destinatários

Todos os colaboradores que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho.

Conteúdo Programático

1. Visão tradicional e visão contemporânea do conflito

  • Mudança do significado dos conflitos frente às mudanças organizacionais;
  • Como o erro é tratado hoje pelas organizações modernas;
  • Os estilos de liderança e poder na administração de conflitos;

2. Causas e natureza dos conflitos:

  • Identificação da origem do conflito e do seu caráter sistêmico no contexto organizacional;
  • Reconhecimento da natureza ou origem do conflito e do grau de dificuldade respectivo;

3. Tipos de conflitos:

  • Classificação dos conflitos quanto ao número de agentes envolvidos e do grau de dificuldade;

4. Evolução e graus do conflito:

  • O caráter do conflito como um processo evolutivo destrutivo quando não tratado;
  • Apresentação do modelo de nove graus ou níveis de desenvolvimento de um conflito;
  • Limitação do gestor em administrar versus grau do conflito;

5. Poder e solução de conflitos:

  • como solucionar conflitos dependendo da causa e do nível de envolvimento do gestor nos mesmos;

6. Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos:

  • Utilização do comportamento assertivo versus não assertivos e as suas consequências;

7. Estilos de gestão de conflitos:

  • Os cinco padrões ou estratégias para lidar com os conflitos;
  • Caracterização, vantagens de utilização de cada um deles e critérios de escolha de uma determinada estratégia;

8. Abordagens para gerir as tensões e conflitos nas equipas de trabalho:

  • Aplicação em simulaçõese reais;

9. Conhecer o seu estilo pessoal de gestão de conflitos:

  • Aplicação da ferramenta TrainingCareProfile®

10. Planeamento preventivo como solução para lidar com os conflitos:

  • O papel do gestor em antecipar e perceber os problemas interpessoais antes do conflito crescer nos seus níveis evolutivos.

11. Gestão proativa dos conflitos na empresa:

  • Comportamentos a serem adotados em diversas situações (com o gestor, pares e subordinados) com o objetivo de evitar o desenvolvimento de conflitos.

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Administração de conflitos na organização