Gestão dos Conflitos e as Relações Interpessoais

Objectivo Geral

Os conflitos nas organizações e nos relacionamentos interpessoais são inevitáveis. Frequentemente, a existência de conflitos é sinal de vitalidade, de mudança e de que se está a enfrentar os desafios dos mercados e do desenvolvimento pessoal.
Porém, o verdadeiro indicador de saúde organizacional e da satisfação pessoal não é o número de conflitos que ocorrem, mas o facto de os conflitos serem efetivamente resolvidos e o modo como o são. Descontentamentos, ressentimentos, frustrações e desmotivação são manifestações de conflitos não resolvidos ou mal resolvidos. Enfrentar conflitos causa ansiedade, frustração e irritação mas os problemas não se resolvem por si próprios.
A colaboração e o compromisso como formas de negociação são competências a desenvolver para a eficácia da gestão de desacordos. O recurso às competências da Inteligência Emocional constitui-se como a estratégia mais eficaz de ultrapassar barreiras no processo de comunicação e nas estratégias e táticas utilizadas pelo opositor.

No mundo em que vivemos, não é fácil levar uma vida com qualidade. Vivemos num mundo desprovido de paz e tranquilidade, dominado pela fadiga e tensão.
Tradicionalmente, os conflitos eram tidos como um mal a evitar. Esta visão tradicional dos conflitos está ultrapassada. As ideias inovadoras são, quase sempre, consequência de pontos de vista conflituosos que são partilhados e discutidos abertamente. O desacordo aberto pode proporcionar uma maior exploração de sentimentos, de valores, atitudes e pontos de vista, favorecendo a expressão individual e a busca de melhores decisões.
O facto dos conflitos fazerem parte da vida não significa necessariamente que sejam disruptivos. Desenvolver a técnica de negociação e a assertividade pode significar atingir o sucesso pessoal e fazer com que as coisas aconteçam.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Promover aptidões de gestão construtiva dos desacordos,
  • Construir soluções em que todos ganham, porque o importante é resolver ou prevenir o conflito,
  • Preservar o relacionamento pessoal e a eficácia organizacional.
  • Proporcionar  o desenvolvimento e o treino de comportamentos em situação de conflito imediatamente aplicáveis ao seu contexto pessoal e profissional.
  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Destinatários

Todos os colaboradores que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 - GESTÃO DE CONFLITOS

  • Efeitos positivos e negativos dos conflitos
  • Causas dos conflitos
  • Causas de tensões
  • Comunicação assertiva
  • Modos de lidar com conflitos
  • Competências de análise e diagnóstico de situações
  • Componentes da gestão emocional
  • Quadro de competência emocional
  • Caracterização, conceito e tipologia da negociação
  • O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
  • Gestão construtiva de desacordos

MÓDULO 2 - RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

  • Principais interlocutores: Interno e Externos
  • Factores Pessoais
  • Factores Organizacionais
  • Factores Relacionais
  • Comunicação escrita e oralComunicação escrita e oral

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

A Gestão dos Conflitos e as Relações Interpessoais