PROGRAMA QUEM SOU
Gestão dos Conflitos e as Relações Interpessoais
Objectivo Geral
Os conflitos nas organizações e nos relacionamentos interpessoais são inevitáveis. Frequentemente, a existência de conflitos é sinal de vitalidade, de mudança e de que se está a enfrentar os desafios dos mercados e do desenvolvimento pessoal.
Porém, o verdadeiro indicador de saúde organizacional e da satisfação pessoal não é o número de conflitos que ocorrem, mas o facto de os conflitos serem efetivamente resolvidos e o modo como o são. Descontentamentos, ressentimentos, frustrações e desmotivação são manifestações de conflitos não resolvidos ou mal resolvidos. Enfrentar conflitos causa ansiedade, frustração e irritação mas os problemas não se resolvem por si próprios.
A colaboração e o compromisso como formas de negociação são competências a desenvolver para a eficácia da gestão de desacordos. O recurso às competências da Inteligência Emocional constitui-se como a estratégia mais eficaz de ultrapassar barreiras no processo de comunicação e nas estratégias e táticas utilizadas pelo opositor.
No mundo em que vivemos, não é fácil levar uma vida com qualidade. Vivemos num mundo desprovido de paz e tranquilidade, dominado pela fadiga e tensão.
Tradicionalmente, os conflitos eram tidos como um mal a evitar. Esta visão tradicional dos conflitos está ultrapassada. As ideias inovadoras são, quase sempre, consequência de pontos de vista conflituosos que são partilhados e discutidos abertamente. O desacordo aberto pode proporcionar uma maior exploração de sentimentos, de valores, atitudes e pontos de vista, favorecendo a expressão individual e a busca de melhores decisões.
O facto dos conflitos fazerem parte da vida não significa necessariamente que sejam disruptivos. Desenvolver a técnica de negociação e a assertividade pode significar atingir o sucesso pessoal e fazer com que as coisas aconteçam.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
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Promover aptidões de gestão construtiva dos desacordos,
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Construir soluções em que todos ganham, porque o importante é resolver ou prevenir o conflito,
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Preservar o relacionamento pessoal e a eficácia organizacional.
- Proporcionar o desenvolvimento e o treino de comportamentos em situação de conflito imediatamente aplicáveis ao seu contexto pessoal e profissional.
- Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
- Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.
Destinatários
Todos os colaboradores que pretendam gerir e prevenir situações de conflito no seu local de trabalho.
Conteúdo Programático
MÓDULO 1 - GESTÃO DE CONFLITOS
- Efeitos positivos e negativos dos conflitos
- Causas dos conflitos
- Causas de tensões
- Comunicação assertiva
- Modos de lidar com conflitos
- Competências de análise e diagnóstico de situações
- Componentes da gestão emocional
- Quadro de competência emocional
- Caracterização, conceito e tipologia da negociação
- O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
- Gestão construtiva de desacordos
MÓDULO 2 - RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS
- Principais interlocutores: Interno e Externos
- Factores Pessoais
- Factores Organizacionais
- Factores Relacionais
- Comunicação escrita e oralComunicação escrita e oral
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.