PROGRAMA QUEM SOU
Gestão e Resolução de Conflitos
Objectivo Geral
Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos, métodos e técnicas que permitam gerir em condições conflituosas e saber qual o posicionamento a assumir nessas situações.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional
- Identificar os diferentes tipos de conflitos
- Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações
- Caracterizar diferentes estilos comunicacionais e optar pelo estilo mais correcto
- Identificar e ultrapassar as barreiras ao processo relacional
Destinatários
Este curso é destinado a todos os profissionais que tenham pessoas sob sua responsabilidade e necessitem ter conhecimentos efectivos sobre gestão e resolução de conflitos, nomeadamente, Gestores, Quadros Dirigentes, Quadros técnicos com responsabilidades ao nível da Gestão das pessoas, Chefias administrativas; outros técnicos envolvidos em coordenação e gestão técnico-administrativa e outros colaboradores com actividades em que predomine as relações interpessoais.
Conteúdo Programático
1 - CONFLITOS - DEFINIÇÕES
- Definições tradicionais e actuais
- Porquê não é possível evitar os conflitos
2 - OS CONFLITOS E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Definições tradicionais e actuais
3 - TIPOS DE CONFLITOS
- Sua subdivisão
4 - OS CONFLITOS INTRA-PESSOAIS, INTERPESSOAIS E ORGANIZACIONAIS
- Intrapessoais: atracção-atracção, repulsão-repulsão e atracção-repulsão
- Interpessoais
- Intersectoriais
- Formas de lidar com os conflitos
5 - OS GRADIENTES
- De aproximação
- De repulsa
6 - CONFLITOS E FRUSTRAÇÃO
- Caracterizar as respostas à frustração
7 - COMO LIDAR COM OS CONFLITOS
- Identificar as habilidades de tratar um conflito
8 - A CONFIANÇA NA RELAÇÃO INTERPESSOAL
- A Contingência
- A Previsibilidade
- Opções Alternativas
9 - OS DIFERENTES ESTILOS COMUNICACIONAIS
- Identificar e Caracterizar
10 - OS ESTILOS AGRESSIVO, PASSIVO, MANIPULADOR E AUTO-AFIRMATIVO
- Como se auto-avaliar
- Como avaliar o outro
- Como pode modificar-se
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.