Gestão e Resolução de Conflitos

Objectivo Geral

Este Curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos, métodos e técnicas que permitam gerir em condições conflituosas e saber qual o posicionamento a assumir nessas situações.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional
  • Identificar os diferentes tipos de conflitos
  • Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações
  • Caracterizar diferentes estilos comunicacionais e optar pelo estilo mais correcto
  • Identificar e ultrapassar as barreiras ao processo relacional

Destinatários

Este curso é destinado a todos os profissionais que tenham pessoas sob sua responsabilidade e necessitem ter conhecimentos efectivos sobre gestão e resolução de conflitos, nomeadamente, Gestores, Quadros Dirigentes, Quadros técnicos com responsabilidades ao nível da Gestão das pessoas, Chefias administrativas; outros técnicos envolvidos em coordenação e gestão técnico-administrativa e outros colaboradores com actividades em que predomine as relações interpessoais.

Conteúdo Programático

1 -    CONFLITOS - DEFINIÇÕES

  • Definições tradicionais e actuais
  • Porquê não é possível evitar os conflitos

2 -    OS CONFLITOS E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

  • Definições tradicionais e actuais

3 -    TIPOS DE CONFLITOS

  • Sua subdivisão

4 -    OS CONFLITOS INTRA-PESSOAIS, INTERPESSOAIS E ORGANIZACIONAIS

  • Intrapessoais: atracção-atracção, repulsão-repulsão e atracção-repulsão
  • Interpessoais
  • Intersectoriais
  • Formas de lidar com os conflitos

5 -    OS GRADIENTES

  • De aproximação
  • De repulsa

6 -    CONFLITOS E FRUSTRAÇÃO

  • Caracterizar as respostas à frustração

7 -    COMO LIDAR COM OS CONFLITOS

  • Identificar as habilidades de tratar um conflito

8 -    A CONFIANÇA NA RELAÇÃO INTERPESSOAL

  • A Contingência
  • A Previsibilidade
  • Opções Alternativas

9 -    OS DIFERENTES ESTILOS COMUNICACIONAIS

  • Identificar e Caracterizar

10 -  OS ESTILOS AGRESSIVO, PASSIVO, MANIPULADOR E AUTO-AFIRMATIVO

  • Como se auto-avaliar
  • Como avaliar o outro
  • Como pode modificar-se

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

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