Sistemas de Informação e Indicadores de Gestão Estratégicos de RH

Objectivo Geral

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes de métodos, técnicas e instrumentos que possibilitem compreender a integração da visão, missão, objectivos, metas e estratégia, com o planeamento e controlo, utilizando os indicadores de gestão estratégicos de recursos humanos.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Construir o sistema de pilotagem RH estratégica da sua Empresa
  • Implementar um quadro de indicadores das políticas de gestão dos RH, do clima social, da performance da função e do contributo da função RH na criação de valor para a empresa
  • Definir planos de acção de melhoria para assegurar a performance da Função Recursos Humanos. Fazer o marketing RH, apresentando às Direcções operacionais o contributo na criação de valor

Destinatários

Este curso destina-se essencialmente a Directores e Responsáveis de Recursos Humanos

Conteúdo Programático

1 -    CONSTRUIR O SISTEMA DE PILOTAGEM RH

  •  Compreender a importância das políticas RH na construção da coordenação RH estratégica
  •  Conceber, implementar, acompanhar e avaliar as políticas de RH
  •  Definir os diferentes papéis da gestão de RH para os actores da empresa
  •  Identificar as grandes famílias de indicadores a acompanhar
  •  Definir os elementos de metodologia para elaborar os instrumentos de pilotagem e controlo

 

2 -    MEDIR AS EXPECTATIVAS E A SATISFAÇÃO DOS "CLIENTES" DA FUNÇÃO RH

  •  Identificar os clientes e as suas expectativas relativamente à função RH
  •  Definir as expectativas e os critérios de satisfação dos clientes face à função RH

3 -    DOTAR-SE DE UM CONJUNTO DE INDICADORES DE GESTÃO DOS RH E DO CLIMA SOCIAL

  •  Para cada processo RH dotar-se de indicadores pertinentes (recrutamento, formação, mobilidade, remuneração, gestão estratégica de funções e competências...).
  •  Dotar-se de indicadores de medida do clima social e riscos psicossociais.
  •  Dotar-se de novos indicadores em ligação com as evoluções jurídicas e comunitárias (responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e RH, capital humano e gestão de talentos, equilíbrio carreira profissional vs. vida pessoal, igualdade H/M...).

4 -    MEDIR A PERFORMANCE DA FUNÇÃO RH

  • Conhecer os rácios relativos ao efectivo e custos da Função Recursos Humanos
  • Realizar uma auditoria da performance da Função RH
  • Praticar o benchmark da função RH
  • Maximizar os ganhos de produtividade possíveis

5 -    DOTAR-SE DE INDICADORES DO CONTRIBUTO DA FUNÇÃO RH NA CRIAÇÃO DE VALOR

  •  Fazer o diagnóstico estratégico da função RH e identificar os processos RH a acompanhar com prioridade
  •  Dotar-se com indicadores para medir o contributo dos RH na criação de valor
  •  Apoiar-se no Balanced Scorecard

6 -    FAZER O SEU MARKETING RH INTERNO E EXTERNO

  •  Apresentar os resultados às Direcções Operacionais e estratégicas
  •  Estar em condições de demonstrar que a função RH é um parceiro efectivo estratégico

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

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