Microsoft Excel Aplicado aos Recursos Humanos

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar as funções avançadas do Microsoft Excel como ferramenta de suporte aos principais processos de Recursos Humanos.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Preparar e estruturar Modelos de Excel adaptados às diferentes Necessidades e Processos de Recursos Humanos
  • Economizar Tempo, pela Automatização de Processos e Procedimentos Administrativos Repetitivos, nomeadamente através de Macros
  • Optimizar e fundamentar a Tomada de Decisão das Políticas de Revisão Salarial através de Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
  • Criar Relatórios para o Preenchimento Automático do Balanço Social, através da Exportação de Dados do Software de Gestão de Pessoal
  • Optimizar os Cálculos relacionados com a Formação pela Criação de Dossiers de Formação e de Relatórios e Organização de Informação através do Excel
  • Estruturar e organizar um Quadro de Indicadores de Recursos Humanos, facilitando uma Revisão Periódica e Visualização de Objectivos atingidos
  • Planear, conceber e implementar a Avaliação de Desempenho aplicando as Potencialidades do Excel

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais de RH que queiram aprender a potenciar a aplicação Microsoft Excel como suporte aos processos de RH em que estão envolvidos.

Conteúdo Programático

1 -    OVERVIEW SOBRE GESTÃO DE FICHEIROS E FUNÇÕES AVANÇADAS EM EXCEL

  • Conversão de ficheiros
  • Workspace
  • Templates
  • Uso de funções avançadas
  • Encadeamento de funções
  • Add ins do Excel
  • Criação de simulações (venture.sim)
  • Simulações de cenários de custos
  • Simulações em períodos temporais
  • Dtools e ADV tools

2 -    BASES DE DADOS

  • Tabelas de entrada simples, de entrada múltipla e de duas entradas
  • Pivot Tables

3 -    MACROS

  • Macros de comandos
  • Criação de menus personalizados
  • Macros de funções
  • Linguagem macro de Excel
  • VBA
  • Automatização de processos e procedimentos administrativos através de macros

4 -    A APLICAÇÃO DO EXCEL NOS DIVERSOS PROCESSOS DE RH

  • A Interacção e Importação de ficheiros de Excel de e para outros Sistemas de Gestão de Recursos Humanos

5 -    PLANEAR, CONCEBER E IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EXCEL

  • Definição da Folha de Cálculo segundo os Dados, Parâmetros e Variáveis da Avaliação de Desempenho
  • Aplicação de Ferramentas Excel em contexto de Avaliação de Desempenho
  • Como obter Análises Detalhadas com base na Tipologia de Resultados:
  • Análises Estatísticas, Análises Gráficas e Análises de Conteúdo
  • Distribuições Forçadas
  • Apresentação Organizada da Informação Resultante

6 -    EXCEL COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE REVISÕES SALARIAIS

  • Criar a Política de Revisão Salarial, simulando-a e comparando-a com o Orçamento Disponível
  • Criar Tabelas Dinâmicas para sintetizar a Informação
  • Tomar Decisões baseadas em Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
  • A Importância da Protecção de Informação e Metodologias a utilizar
  • Como fazer a Identificação de Desvios

7 -    GESTÃO ADMINISTRATIVA - AUTOMATIZAÇÃO DOS CÁLCULOS EM EXCEL

  • A Automatização de Procedimentos Administrativos Repetitivos
  • Criação de Simuladores para a Realização Automática de Cálculos
  • Automatização de Emissão de Documentos
  • Contratos
  • Acordos
  • Comunicações
  • Criação de Macros para a Realização de Processos Repetitivos
  • Criação de Simuladores que evitem Redundâncias
  • Cálculo de Segurança Social
  • Transformação em Salário Líquido
  • Compensações em caso de Saída da Empresa

8 -    AUTOMATIZAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL COM BASE NO EXCEL

  • Criação de Relatórios para o Preenchimento Automático do Balanço Social com base em Dados Exportados do Software de Gestão de Pessoal
  • Definição da Folha de Cálculo para servir de Base ao Relatório
  • Automatização de Cálculos de Campos
  • Representações Gráficas e Pirâmide de Idades
  • Algumas Análises aos Dados

9 -    OPTIMIZAÇÃO E DOMÍNIO DO EXCEL PARA CÁLCULOS RELACIONADOS COM FORMAÇÃO

  • Criação de Dossiers de Formação com Base nos Registos Disponíveis
  • Criação de Relatórios para geração dos Documentos tipo
  • Organização da Informação com base em diferentes Critérios:
  • Formador
  • Curso
  • Área Formativa e outros: Criação de Gráficos de Acompanhamento
  • Assiduidade
  • Avaliação
  • Custos
  • Cumprimentos dos requisitos legais: Emissão Automática de Certificados

10 -  ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES DE RH COM BASE NO EXCEL

  • Criação de um Quadro de Acompanhamento de Indicadores:
  • Revisão Periódica e Visualização Imediata do Estado de Atingimento dos Objectivos e Identificação de Desvios
  • Identificação dos Objectivos Estratégicos do com base na Metodologia Balanced Scorecard
  • Operacionalização do Desdobramento de Objectivos em Excel
  • Planeamento do Registo dos Dados Recolhidos
  • Tipos de Indicadores e a sua Operacionalização no Excel
  • Introdução de Alarmes através da Formatação Condicional
  • Definição e seguimento da Eficácia das Medidas Correctivas

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participa

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