PROGRAMA QUEM SOU
Microsoft Excel Aplicado aos Recursos Humanos
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar as funções avançadas do Microsoft Excel como ferramenta de suporte aos principais processos de Recursos Humanos.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Preparar e estruturar Modelos de Excel adaptados às diferentes Necessidades e Processos de Recursos Humanos
- Economizar Tempo, pela Automatização de Processos e Procedimentos Administrativos Repetitivos, nomeadamente através de Macros
- Optimizar e fundamentar a Tomada de Decisão das Políticas de Revisão Salarial através de Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
- Criar Relatórios para o Preenchimento Automático do Balanço Social, através da Exportação de Dados do Software de Gestão de Pessoal
- Optimizar os Cálculos relacionados com a Formação pela Criação de Dossiers de Formação e de Relatórios e Organização de Informação através do Excel
- Estruturar e organizar um Quadro de Indicadores de Recursos Humanos, facilitando uma Revisão Periódica e Visualização de Objectivos atingidos
- Planear, conceber e implementar a Avaliação de Desempenho aplicando as Potencialidades do Excel
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais de RH que queiram aprender a potenciar a aplicação Microsoft Excel como suporte aos processos de RH em que estão envolvidos.
Conteúdo Programático
1 - OVERVIEW SOBRE GESTÃO DE FICHEIROS E FUNÇÕES AVANÇADAS EM EXCEL
- Conversão de ficheiros
- Workspace
- Templates
- Uso de funções avançadas
- Encadeamento de funções
- Add ins do Excel
- Criação de simulações (venture.sim)
- Simulações de cenários de custos
- Simulações em períodos temporais
- Dtools e ADV tools
2 - BASES DE DADOS
- Tabelas de entrada simples, de entrada múltipla e de duas entradas
- Pivot Tables
3 - MACROS
- Macros de comandos
- Criação de menus personalizados
- Macros de funções
- Linguagem macro de Excel
- VBA
- Automatização de processos e procedimentos administrativos através de macros
4 - A APLICAÇÃO DO EXCEL NOS DIVERSOS PROCESSOS DE RH
- A Interacção e Importação de ficheiros de Excel de e para outros Sistemas de Gestão de Recursos Humanos
5 - PLANEAR, CONCEBER E IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM EXCEL
- Definição da Folha de Cálculo segundo os Dados, Parâmetros e Variáveis da Avaliação de Desempenho
- Aplicação de Ferramentas Excel em contexto de Avaliação de Desempenho
- Como obter Análises Detalhadas com base na Tipologia de Resultados:
- Análises Estatísticas, Análises Gráficas e Análises de Conteúdo
- Distribuições Forçadas
- Apresentação Organizada da Informação Resultante
6 - EXCEL COMO FERRAMENTA PARA A REALIZAÇÃO DE REVISÕES SALARIAIS
- Criar a Política de Revisão Salarial, simulando-a e comparando-a com o Orçamento Disponível
- Criar Tabelas Dinâmicas para sintetizar a Informação
- Tomar Decisões baseadas em Análises Gráficas e Cálculos Automáticos
- A Importância da Protecção de Informação e Metodologias a utilizar
- Como fazer a Identificação de Desvios
7 - GESTÃO ADMINISTRATIVA - AUTOMATIZAÇÃO DOS CÁLCULOS EM EXCEL
- A Automatização de Procedimentos Administrativos Repetitivos
- Criação de Simuladores para a Realização Automática de Cálculos
- Automatização de Emissão de Documentos
- Contratos
- Acordos
- Comunicações
- Criação de Macros para a Realização de Processos Repetitivos
- Criação de Simuladores que evitem Redundâncias
- Cálculo de Segurança Social
- Transformação em Salário Líquido
- Compensações em caso de Saída da Empresa
8 - AUTOMATIZAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL COM BASE NO EXCEL
- Criação de Relatórios para o Preenchimento Automático do Balanço Social com base em Dados Exportados do Software de Gestão de Pessoal
- Definição da Folha de Cálculo para servir de Base ao Relatório
- Automatização de Cálculos de Campos
- Representações Gráficas e Pirâmide de Idades
- Algumas Análises aos Dados
9 - OPTIMIZAÇÃO E DOMÍNIO DO EXCEL PARA CÁLCULOS RELACIONADOS COM FORMAÇÃO
- Criação de Dossiers de Formação com Base nos Registos Disponíveis
- Criação de Relatórios para geração dos Documentos tipo
- Organização da Informação com base em diferentes Critérios:
- Formador
- Curso
- Área Formativa e outros: Criação de Gráficos de Acompanhamento
- Assiduidade
- Avaliação
- Custos
- Cumprimentos dos requisitos legais: Emissão Automática de Certificados
10 - ACOMPANHAMENTO DE INDICADORES DE RH COM BASE NO EXCEL
- Criação de um Quadro de Acompanhamento de Indicadores:
- Revisão Periódica e Visualização Imediata do Estado de Atingimento dos Objectivos e Identificação de Desvios
- Identificação dos Objectivos Estratégicos do com base na Metodologia Balanced Scorecard
- Operacionalização do Desdobramento de Objectivos em Excel
- Planeamento do Registo dos Dados Recolhidos
- Tipos de Indicadores e a sua Operacionalização no Excel
- Introdução de Alarmes através da Formatação Condicional
- Definição e seguimento da Eficácia das Medidas Correctivas
Valores
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Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participa