Gestão de Competências - Modelos e Sistemas

Objectivo Geral

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos skills e conhecimentos necessários à concepção, ao desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão de Competências na sua Organização utilizando como referência o conceito de competências.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Conhecer e compreender os conceitos e elementos chave que integram um modelo de Gestão de Competências
  • Definir um Sistema de Gestão de Competências
  • Definir planos de desenvolvimento de competências
  • Compreender as técnicas destinadas à avaliação de competências

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível da Gestão de Recursos Humanos, que queiram utilizar como referencial a gestão das competências individuais e o seu desenvolvimento como forma de melhor se atingirem os objetivos individuais e corporativos.

Conteúdo Programático

1 -    INTRODUÇÃO À GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

  • O que é a Gestão de Competências
  • O que se pretende atingir com este modelo de gestão
  • A Gestão de Recursos Humanos e a Gestão de Competências
  • Adequar a Gestão de Pessoas às necessidades da Organização

2 -    CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

  • Relacionar competências com as estratégias do negócio
  • Identificar competências
  • Competências funcionais e técnicas
  • A Construção do Portfólio de Competências
  • A Avaliação do Portfólio de Competências
  • O que muda nas acções de Recursos Humanos com o uso do modelo de gestão de competências

3 -    O PROCESSO DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS

  • O que significa mapear competências
  • Técnicas de mapeamento de competências
  • Etapas e o passo-a-passo da Entrevista de Mapeamento
  • O que considerar: eventos críticos e situação/comportamento/resultado

4 -    A ELABORAÇÃO DO PERFIL / MODELO DE COMPETÊNCIAS

  • Transcrição e Analise das Entrevistas
  • Seleccionar e Agrupar os comportamentos
  • Formatação do Perfil/Modelo: titulo; definição; ex. de comportamentos; níveis de complexidade

5 -    O PROCESSO DE SELECÇÃO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

  • A Entrevista por Competências
  • Os erros mais comuns na entrevista e como evita-los
  • Praticar a Entrevista por Competências

6 -    COMO CONCEBER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPETÊNCIAS

  • Por onde começar
  • Identificar necessidades estratégicas, gaps e definir estratégias de acção
  • Escolher indicadores de resultado

7 -    COMO MONTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO

  • Avaliação de Desempenho versus Gestão de Desempenho
  • Etapas do Processo de Gestão de Desempenho
  • Estabelecendo: forma de avaliação (90º, 180º, 270º, 360º), etapas e periodicidade
  • Definindo claramente os objectivos/metas através da metodologia SMART
  • Identificando quem e quem através dos resultados da Avaliação de Desempenho

8 -    PREPARAR OS AVALIADORES E AVALIADOS

  • Porquê e como treinar Avaliados e Avaliadores
  • Focar em factos e não em aspectos pessoais ou opiniões
  • O desafio do Feedback
  • O passo a passo da reunião de feedback
  • Definir um Plano de Acção Individual e sistemática de acompanhamento

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.

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