PROGRAMA QUEM SOU
Gestão de Competências - Modelos e Sistemas
Objectivo Geral
Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos skills e conhecimentos necessários à concepção, ao desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão de Competências na sua Organização utilizando como referência o conceito de competências.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Conhecer e compreender os conceitos e elementos chave que integram um modelo de Gestão de Competências
- Definir um Sistema de Gestão de Competências
- Definir planos de desenvolvimento de competências
- Compreender as técnicas destinadas à avaliação de competências
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível da Gestão de Recursos Humanos, que queiram utilizar como referencial a gestão das competências individuais e o seu desenvolvimento como forma de melhor se atingirem os objetivos individuais e corporativos.
Conteúdo Programático
1 - INTRODUÇÃO À GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
- O que é a Gestão de Competências
- O que se pretende atingir com este modelo de gestão
- A Gestão de Recursos Humanos e a Gestão de Competências
- Adequar a Gestão de Pessoas às necessidades da Organização
2 - CONCEPÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
- Relacionar competências com as estratégias do negócio
- Identificar competências
- Competências funcionais e técnicas
- A Construção do Portfólio de Competências
- A Avaliação do Portfólio de Competências
- O que muda nas acções de Recursos Humanos com o uso do modelo de gestão de competências
3 - O PROCESSO DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
- O que significa mapear competências
- Técnicas de mapeamento de competências
- Etapas e o passo-a-passo da Entrevista de Mapeamento
- O que considerar: eventos críticos e situação/comportamento/resultado
4 - A ELABORAÇÃO DO PERFIL / MODELO DE COMPETÊNCIAS
- Transcrição e Analise das Entrevistas
- Seleccionar e Agrupar os comportamentos
- Formatação do Perfil/Modelo: titulo; definição; ex. de comportamentos; níveis de complexidade
5 - O PROCESSO DE SELECÇÃO BASEADO EM COMPETÊNCIAS
- A Entrevista por Competências
- Os erros mais comuns na entrevista e como evita-los
- Praticar a Entrevista por Competências
6 - COMO CONCEBER UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM COMPETÊNCIAS
- Por onde começar
- Identificar necessidades estratégicas, gaps e definir estratégias de acção
- Escolher indicadores de resultado
7 - COMO MONTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO
- Avaliação de Desempenho versus Gestão de Desempenho
- Etapas do Processo de Gestão de Desempenho
- Estabelecendo: forma de avaliação (90º, 180º, 270º, 360º), etapas e periodicidade
- Definindo claramente os objectivos/metas através da metodologia SMART
- Identificando quem e quem através dos resultados da Avaliação de Desempenho
8 - PREPARAR OS AVALIADORES E AVALIADOS
- Porquê e como treinar Avaliados e Avaliadores
- Focar em factos e não em aspectos pessoais ou opiniões
- O desafio do Feedback
- O passo a passo da reunião de feedback
- Definir um Plano de Acção Individual e sistemática de acompanhamento
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.