Conceber e Gerir o Plano de Comunicação Interna

Objectivo Geral

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos necessários para saberem conceber, organizar e desenvolver técnicas e práticas eficazes de Comunicação Interna numa Organização.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Compreender a missão e as funções da Comunicação Interna na Organização
  • Operacionalizar os instrumentos e os métodos escolhidos
  • Identificar a importância do Ajustamento, Adequação e Actualização permanentes das técnicas e dos processos de comunicação interna
  • Identificar as aplicações e avaliar as repercussões de um Plano de Comunicação Interna
  • Elaborar um Plano de Comunicação para a própria empresa planificando de forma adequada as acções necessárias à sua implementação
  • Identificar os instrumentos de comunicação mais associados a um Plano de comunicação

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da implementação e execução de planos de comunicação interna nas Organizações.

Conteúdo Programático

1 -    MISSÃO E FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO

2 -    A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO

3 -    A COMUNICAÇÃO INTERNA HOJE

  • De gasto a investimento estratégico
  • A ligação da comunicação interna à criação da marca
  • Âmbitos de actuação
  • Mudanças no modelo empresarial: o papel dos directores quadros intermédios
  • O novo papel do comunicador

4 -    DIAGNÓSTICO BÁSICO DAS NECESSIDADES DE COMUNICAÇÃO INTERNA

  • Expectativas da Direcção vs. Expectativas dos colaboradores
  • Fase preliminar de investigação: o quê é de quem? para quê?
  • Investigar para conhecer as características dos nossos colaboradores: fases quantitativas e qualitativas, auditoria visual e documental
  • Mecanismos para tornar visíveis os resultados da investigação

5 -    COMO ELABORAR O PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

  • O que é um Plano de comunicação interna
  • Identificação de objectivos
  • Formulação de conteúdos
  • Definição de papéis e responsabilidades
  • Alguns exemplos
  • Planificação de acções
  • Execução acompanhamento
  • Formação de equipas de apoio: conselho assessor e rede de correspondentes

6 -    OS INSTRUMENTOS DO PLANO: DO CARTAZ AOS BLOGS

  • Revistas electrónicas e em papel
  • Intranet
  • Reuniões e eventos
  • Blogs
  • Campanhas internas
  • Alguns exemplos

7 -    APRESENTAÇÃO DE CASE STUDIES

8 -    AVALIAÇÃO E SEGUIMENTO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO

  • Estabelecimento de indicadores e categorias
  • Seguimento e correcção de desvios
  • Erros mais comuns
  • Exercício prático: Aplicação do Plano de comunicação interna

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.

Conceber e Gerir o Plano de Comunicação Interna