PROGRAMA QUEM SOU
Conceber e Gerir o Plano de Comunicação Interna
Objectivo Geral
Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos necessários para saberem conceber, organizar e desenvolver técnicas e práticas eficazes de Comunicação Interna numa Organização.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Compreender a missão e as funções da Comunicação Interna na Organização
- Operacionalizar os instrumentos e os métodos escolhidos
- Identificar a importância do Ajustamento, Adequação e Actualização permanentes das técnicas e dos processos de comunicação interna
- Identificar as aplicações e avaliar as repercussões de um Plano de Comunicação Interna
- Elaborar um Plano de Comunicação para a própria empresa planificando de forma adequada as acções necessárias à sua implementação
- Identificar os instrumentos de comunicação mais associados a um Plano de comunicação
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais com funções e responsabilidades ao nível da implementação e execução de planos de comunicação interna nas Organizações.
Conteúdo Programático
1 - MISSÃO E FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA ORGANIZAÇÃO
2 - A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO
3 - A COMUNICAÇÃO INTERNA HOJE
- De gasto a investimento estratégico
- A ligação da comunicação interna à criação da marca
- Âmbitos de actuação
- Mudanças no modelo empresarial: o papel dos directores quadros intermédios
- O novo papel do comunicador
4 - DIAGNÓSTICO BÁSICO DAS NECESSIDADES DE COMUNICAÇÃO INTERNA
- Expectativas da Direcção vs. Expectativas dos colaboradores
- Fase preliminar de investigação: o quê é de quem? para quê?
- Investigar para conhecer as características dos nossos colaboradores: fases quantitativas e qualitativas, auditoria visual e documental
- Mecanismos para tornar visíveis os resultados da investigação
5 - COMO ELABORAR O PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
- O que é um Plano de comunicação interna
- Identificação de objectivos
- Formulação de conteúdos
- Definição de papéis e responsabilidades
- Alguns exemplos
- Planificação de acções
- Execução acompanhamento
- Formação de equipas de apoio: conselho assessor e rede de correspondentes
6 - OS INSTRUMENTOS DO PLANO: DO CARTAZ AOS BLOGS
- Revistas electrónicas e em papel
- Intranet
- Reuniões e eventos
- Blogs
- Campanhas internas
- Alguns exemplos
7 - APRESENTAÇÃO DE CASE STUDIES
8 - AVALIAÇÃO E SEGUIMENTO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO
- Estabelecimento de indicadores e categorias
- Seguimento e correcção de desvios
- Erros mais comuns
- Exercício prático: Aplicação do Plano de comunicação interna
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.