Assessment Center - Criação e Implementação

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam criar e implementar Assessment Centers na sua Organização. A possibilidade de desenvolver e aplicar novas metodologias, designadamente o Assessment e o Development Centre, permite conhecer as motivações e o potencial dos colaboradores, contribuindo com resultados que poderão auxiliar a tomada de decisão da Gestão e consequentemente contribuir para o desenvolvimento das Empresas.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Compreender os conceitos de Assessment e Development Centre
  • Identificar as principais fases de concepção da Metodologia e a sua aplicabilidade no contexto organizacional, nos diferentes sectores de actividade
  • Identificar os cuidados a ter na sua implementação
  • Identificar os tipos de exercicíos a utilizar
  • Identificar os tipos de avaliação e como fazer a sua operacionalização
  • Identificar as vantagens de médio longo prazo da sua aplicabilidade no tecido empresarial

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível da criação, implementação e utilização de Assessment Centers, nomeadamente: Directores e Chefias de Recursos Humanos; Técnicos e Especialistas de Recursos Humanos; Responsáveis pelas áreas de Recrutamento e Selecção e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Conteúdo Programático

1 -    OS CONCEITOS DE ASSESSMENT CENTRE                   

  • Abordagem histórica da Metodologia    
  • O conceito de Assessment Centre
  • Os Motivos Subjacentes à Crescente Utilização dos Assessment Centres
  • A Selecção Externa de Profissionais 
  • A Selecção Interna de Colaboradores - Promoção, Outplacement, Transferência
  • Os princípios éticos e profissionais que regulam a realização dos Assessment Centres
  • A sua aplicação no contexto organizacional
  • Interligação dos objectivos estratégicos com a Metodologia de Assessment Centre - Gestão por competências
  • Análise do nível de resistência organizacional

2 -    CONCEPÇÃO DE ASSESSMENT CENTRES

  • Aspectos Genéricos da concepção de Assessment Centres
  • Constituir o Grupo de Participantes
  • Combinação de Métodos.
  • Formar a Equipa de Observadores Treinados
  • O processo de Tomada de Decisão

3 -    PREPARAÇÃO DO ASSESSMENT CENTRE

  • Definição dos Objectivos do Assessment Centre
  • Compreender a empresa e as funções a avaliar
  • Clarificar e definir as necessidades da empresa
  • Conhecer os princípios que regulam a condução de um Assessment Centre
  • Definição do Perfil de Competências
  • O que são competências
  • Que competências avaliar
  • Concepção dos Indicadores Comportamentais por Competência
  • Concepção e selecção dos Exercícios
  • Provas de Grupo
  • Apresentações Orais
  • Simulações com Role-Player
  • Fact Finding
  • In Basket / InTray
  • Exercícios de Análise
  • Entrevistas Situacionais
  • Concepção das Grelhas de Avaliação
  • Escalas de Avaliação
  • Análise de Casos Práticos

4 -    PLANEAMENTO DO PROJECTO DE ASSESSMENT CENTRE

  • A identificação das competências e métodos a utilizar
  • Planeamento das actividades

5 -     CONDUÇÃO DO ASSESSMENT CENTRE E CUIDADOS A TER

6 -    A AVALIAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE ASSESSMENT CENTRE    

  • Como Avaliar as Competências
  • Observar os Comportamentos
  • Registar e classificar os Comportamentos
  • Os enviesamentos no processo de avaliação

7 -    A DISCUSSÃO ENTRE OS AVALIADORES

  • Análise dos resultados e a concepção do relatório

8 -    O DEVELOPMENT CENTRE NA PRÁTICA

  • O conceito de Development Centre
  • Quando deve ser utilizado
  • Principais vantagens de utilização
  • A importância do Feedback

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.

Assessment Center - Criação e Implementação