PROGRAMA QUEM SOU
Assessment Center - Criação e Implementação
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam criar e implementar Assessment Centers na sua Organização. A possibilidade de desenvolver e aplicar novas metodologias, designadamente o Assessment e o Development Centre, permite conhecer as motivações e o potencial dos colaboradores, contribuindo com resultados que poderão auxiliar a tomada de decisão da Gestão e consequentemente contribuir para o desenvolvimento das Empresas.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Compreender os conceitos de Assessment e Development Centre
- Identificar as principais fases de concepção da Metodologia e a sua aplicabilidade no contexto organizacional, nos diferentes sectores de actividade
- Identificar os cuidados a ter na sua implementação
- Identificar os tipos de exercicíos a utilizar
- Identificar os tipos de avaliação e como fazer a sua operacionalização
- Identificar as vantagens de médio longo prazo da sua aplicabilidade no tecido empresarial
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais com responsabilidades ao nível da criação, implementação e utilização de Assessment Centers, nomeadamente: Directores e Chefias de Recursos Humanos; Técnicos e Especialistas de Recursos Humanos; Responsáveis pelas áreas de Recrutamento e Selecção e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Conteúdo Programático
1 - OS CONCEITOS DE ASSESSMENT CENTRE
- Abordagem histórica da Metodologia
- O conceito de Assessment Centre
- Os Motivos Subjacentes à Crescente Utilização dos Assessment Centres
- A Selecção Externa de Profissionais
- A Selecção Interna de Colaboradores - Promoção, Outplacement, Transferência
- Os princípios éticos e profissionais que regulam a realização dos Assessment Centres
- A sua aplicação no contexto organizacional
- Interligação dos objectivos estratégicos com a Metodologia de Assessment Centre - Gestão por competências
- Análise do nível de resistência organizacional
2 - CONCEPÇÃO DE ASSESSMENT CENTRES
- Aspectos Genéricos da concepção de Assessment Centres
- Constituir o Grupo de Participantes
- Combinação de Métodos.
- Formar a Equipa de Observadores Treinados
- O processo de Tomada de Decisão
3 - PREPARAÇÃO DO ASSESSMENT CENTRE
- Definição dos Objectivos do Assessment Centre
- Compreender a empresa e as funções a avaliar
- Clarificar e definir as necessidades da empresa
- Conhecer os princípios que regulam a condução de um Assessment Centre
- Definição do Perfil de Competências
- O que são competências
- Que competências avaliar
- Concepção dos Indicadores Comportamentais por Competência
- Concepção e selecção dos Exercícios
- Provas de Grupo
- Apresentações Orais
- Simulações com Role-Player
- Fact Finding
- In Basket / InTray
- Exercícios de Análise
- Entrevistas Situacionais
- Concepção das Grelhas de Avaliação
- Escalas de Avaliação
- Análise de Casos Práticos
4 - PLANEAMENTO DO PROJECTO DE ASSESSMENT CENTRE
- A identificação das competências e métodos a utilizar
- Planeamento das actividades
5 - CONDUÇÃO DO ASSESSMENT CENTRE E CUIDADOS A TER
6 - A AVALIAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE ASSESSMENT CENTRE
- Como Avaliar as Competências
- Observar os Comportamentos
- Registar e classificar os Comportamentos
- Os enviesamentos no processo de avaliação
7 - A DISCUSSÃO ENTRE OS AVALIADORES
- Análise dos resultados e a concepção do relatório
8 - O DEVELOPMENT CENTRE NA PRÁTICA
- O conceito de Development Centre
- Quando deve ser utilizado
- Principais vantagens de utilização
- A importância do Feedback
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participante.