Gestores da Formação "StepByStep" (Diagnosticar, Conceber, Organizar, Desenvolver e Avaliar)

Objectivo Geral

Este "StepByStep" tem como objectivo dotar ou reforçar as competências e conhecimentos dos Gestores de Formação em todo o processo formativo, desde o Diagnóstico á Avaliação da Formação, fornecendo aos participantes uma visão completa, actualizada e integrada de todo processo.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Identificar as mudanças a operar
  • Definir os objectivos a atingir
  • Identificar os passos metodológicos do Diagnóstico de Formação Profissional
  • Compreender as vantagens e as desvantagens das diversas técnicas escolhidas
  • Localizar a Formação Profissional na Gestão dos Recursos Humanos e na Empresa
  • Distinguir os vários tipos de Formação Profissional
  • Coordenar um Processo de Diagnóstico de necessidades de Formação Profissional
  • Definir Objectivos para a Formação Profissional
  • Estruturar Programas de Formação Profissional
  • Preparar mecanismos e sistemas de avaliação da Formação
  • Seleccionar e aplicar os instrumentos mais adequados às diversas fases de formação profissional

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os Quadros e Técnicos com responsabilidades na área de Recursos Humanos e da Qualidade, e, a todos os profissionais que estejam envolvidos nos processos de Gestão da Formação.

Conteúdo Programático

Módulo 1: DIAGNOSTICAR AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

1 -    A ORGANIZAÇÃO, A EMPRESA E O MEIO INTERNO E EXTERNO

  • O papel da Organização
  • Contexto de Mudança: o que mudar para obter resultados
  • Definição dos objectivos a atingir

2 -    TAREFAS, FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS

  • Identificar as tarefas da (s) função (ões) a formar
  • Definir as competências essenciais ao desempenho da função

3 -    AS PESSOAS

  • Conhecimentos e requisitos mínimos para o desempenho da função
  • Exigências de conhecimentos
  • Competências do indivíduo

4 -    A FORMAÇÃO

  • Formação de Acolhimento
  • Formação de Desenvolvimento
  • Formação de Adaptação

5 -    MÉTODOS E TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES

  • O Método
  • Questionários
  • Entrevistas
  • Observações
  • Vantagens e desvantagens dos métodos a utilizar

Módulo 2: CONCEBER E ORGANIZAR O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

1 -    A EMPRESA E A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

  • Gestão global e gestão dos recursos humanos
  • Pessoas ou recursos humanos - sua clarificação
  • Os recursos humanos - análise das potencialidades versus necessidades

2 -    OS RECURSOS HUMANOS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • O porquê da formação permanente
  • Os domínios do processo formativo
  • Diagnóstico de necessidades
  • Planeamento
  • Concepção
  • Organização e promoção
  • Desenvolvimento/execução
  • Acompanhamento e avaliação

3 -    OS OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Sua definição
  • Como alcançá-los

4 -    O PLANO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Definição dos cursos a realizar
  • Objectivos dos cursos e destinatários
  • Local da formação e calendarização
  • A divulgação do plano
  • O desenvolvimento do plano

5 -    OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • A concepção dos conteúdos programáticos
  • Objectivos pedagógicos
  • Cargas horárias e cronogramas

6 -    PREPARAÇÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLO ADMINISTRATIVO DAS ACÇÕES

  • Os suportes técnicos e administrativos
  • Orçamentação e custos

Módulo 3: AVALIAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

1 -    PREPARAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • O porquê da avaliação
  • Repercussões previstas
  • Definição dos objectivos da avaliação

2 -    AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Tipos de avaliação
  • Diagnóstica
  • Formativa
  • Sumativa
  • A subjectividade na avaliação
  • As diferenças individuais na avaliação
  • Determinantes da subjectividade
  • A importância do estabelecimento de critérios
  • Sistemas e métodos de avaliação
  • A escolha do sistema a implementar
  • Técnicas a utilizar
  • Formas de aplicação

3 -    CONTROLO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: INDICADORES

  • Porquê controlar a formação
  • Como efectuar o controlo
  • Os indicadores - sua escolha
  • O acompanhamento dos indicadores

4 -    AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Tipos de impacto
  • Análise do impacto
  • O tratamento dos dados

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

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