Planeamento e Gestão do Orçamento de RH

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes de técnicas, métodos e instrumentos que lhes permitam melhorar o planeamento e o acompanhamento/controlo do Orçamento de Recursos Humanos e de Pessoal.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Preparar e apresentar o planeamento orçamental
  • Estipular objectivos estratégicos e operacionais
  • Identificar as especificidades do orçamento de recursos humanos para as diversas áreas funcionais da organização
  • Defender, negociar e acompanhar o orçamento apresentado e/ou aprovado

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que pretendam adquirir e/ou aprofundar conhecimentos nesta área.

Conteúdo Programático

1 -    A Gestão Orçamental

  • A gestão global e a gestão orçamental Identificação
  • O planeamento e a elaboração do orçamento

2 -    O Processo de Preparação e Planeamento Orçamental

  • Pesquisar e o tratar a informação
  • Seleccionar a informação útil e verificar da sua performance
  • Novos produtos, novos serviços e novas actividades a desenvolver

3 -    A Concepção do Orçamento

  • Objectivos estratégicos e objectivos operacionais
  • Objectivos quantitativos e qualificativos
  • Os custos a considerar
    • Custos de estrutura
    • Custos fixos e variáveis
    • Outros custos

4 -    As Especificidades do Orçamento de Recursos Humanos O Processo de Preparação e Planeamento Orçamental

  • Preparar os colaboradores para elaborar e aceitar o Orçamento
  • Análise do Recurso Humano como Custo vs Proveito vs Valor
  • A Construção de um Orçamento de Recursos Humanos da Produção
  • A Construção de um Orçamento de Recursos Humanos Comerciais
  • A Construção de um Orçamento de Recursos Humanos Administrativos
  • Chaves de Rateio direccionadas para os Recursos Humanos

5 -    Negociar e Defender o Orçamento

  • Apresentar um orçamento coerente
  • Preparar-se para a defesa do seu orçamento
  • Negociar e discutir o orçamento

6 -    O Processo de Acompanhamento

  • Acompanhar o orçamento
  • Organizar e utilizar o quadro de acompanhamento - Balanced Scorecard
  • Analisar os desvios e dar resposta imediata

7 -    O Orçamento e o Departamento de Recursos Humanos

  • Actividades e tarefas a desenvolver pelos departamentos/serviços especialistas
  • A participação a solicitar e/ou a exigir aos restantes órgãos
  • As reuniões de preparação ou de acompanhamento
  • Os documentos e a informação a enviar e a receber

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

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