Assistente da Função Pessoal e de Recursos Humanos

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências, skills e conhecimentos necessários ao desempenho eficaz da função de Assistente de Recursos Humanos.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Percepcionar a importância da função pessoal e de recursos humanos
  • Compreender os princípios jurídicos indispensáveis no quadro das relações individuais de trabalho
  • Acolher eficazmente novos colaboradores
  • Adoptar um estilo de gestão do seu desempenho adequado
  • Transmitir uma imagem positiva do serviço de RH

Destinatários

Este Curso destina-se essencialmente aos profissionais com responsabilidades e funções ao nível de assistente de RH´s, nomeadamente: Assistentes de RH´s; Técnicos subordinados directamente ao Responsável de Recursos Humanos; Secretárias e administrativos dos Departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos

Conteúdo Programático

1 -    COMPREENDER A FUNÇÃO DE ASSISTENTE DE PESSOAL E DE RECURSOS HUMANOS

  • Situar o desempenho no contexto profissional:
  • Princípios, conteúdos e descrição da Função
  • As missões do Assistente de Pessoal e de Recursos Humanos
  • O Assistente como elemento de ligação: Directores, Técnicos e Clientes
  • Desempenhar o papel de interface com os diferentes interlocutores
  • Interagir com a hierarquia/clientes internos e externos/técnicos/serviços internos/fornecedores
  • Antecipar as dificuldades
  • A empresa e os sistemas de informação de Recursos Humanos
  • Melhorar a circular da informação e da comunicação

2 -    OS PRINCÍPIOS JURÍDICOS

  • Princípios de Base dos Contratos de Trabalho: Contratos a Tempo Certo e Incerto, a Tempo 
  • Parcial e Trabalho Temporário
  • Regras para a Elaboração do Contrato de Trabalho
  • Duração e Organização do Tempo de Trabalho
  • Administrar e gerir as regalias sociais

3 -    A INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES NA EMPRESA

  • O papel do assistente da função pessoal e de recursos humanos no Recrutamento
  • Escolher os candidatos adequados
  • Realização da pré-selecção
  • Instrumentos e Técnicas para uma selecção eficaz
  • Acolhimento do colaborador
  • Organização da formação para colaboradores actuais e novos colaboradores
  • Acompanhamento e Avaliação da Formação

4 -    GESTÃO EFICAZ DO DESEMPENHO

  • Escolher os instrumentos de organização pessoal e da equipa
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Definir as prioridades
  • Gerir os picos de actividade
  • Construir o Plano de Acção
  • Optimizar objectivos e meios
  • Desenvolver a criatividade nos Serviços/Departamento/Direcção
  • Preparar reuniões técnicas de gestão
  • Criar e/ou actualizar os instrumentos de pilotagem
  • Organizar e apresentar os dossiers de acolhimento e de apresentação
  • Comunicar por escrito de uma forma eficaz
  • A importância de uma comunicação assertiva

5 -    COMUNICAR UMA IMAGEM POSITIVA DO SERVIÇO DE RH

  • O Cliente Interno como principal activo da organização
  • Expectativas e Necessidades do Cliente Interno
  • Tornar-se um interlocutor privilegiado
  • Saber escutar, acompanhar e encaminhar
  • Assegurar a qualidade dos serviços
  • Prevenir e gerir o stress
  • Gestão de conflitos

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação

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