PROGRAMA QUEM SOU
Assistente da Função Pessoal e de Recursos Humanos
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências, skills e conhecimentos necessários ao desempenho eficaz da função de Assistente de Recursos Humanos.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Percepcionar a importância da função pessoal e de recursos humanos
- Compreender os princípios jurídicos indispensáveis no quadro das relações individuais de trabalho
- Acolher eficazmente novos colaboradores
- Adoptar um estilo de gestão do seu desempenho adequado
- Transmitir uma imagem positiva do serviço de RH
Destinatários
Este Curso destina-se essencialmente aos profissionais com responsabilidades e funções ao nível de assistente de RH´s, nomeadamente: Assistentes de RH´s; Técnicos subordinados directamente ao Responsável de Recursos Humanos; Secretárias e administrativos dos Departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos
Conteúdo Programático
1 - COMPREENDER A FUNÇÃO DE ASSISTENTE DE PESSOAL E DE RECURSOS HUMANOS
- Situar o desempenho no contexto profissional:
- Princípios, conteúdos e descrição da Função
- As missões do Assistente de Pessoal e de Recursos Humanos
- O Assistente como elemento de ligação: Directores, Técnicos e Clientes
- Desempenhar o papel de interface com os diferentes interlocutores
- Interagir com a hierarquia/clientes internos e externos/técnicos/serviços internos/fornecedores
- Antecipar as dificuldades
- A empresa e os sistemas de informação de Recursos Humanos
- Melhorar a circular da informação e da comunicação
2 - OS PRINCÍPIOS JURÍDICOS
- Princípios de Base dos Contratos de Trabalho: Contratos a Tempo Certo e Incerto, a Tempo
- Parcial e Trabalho Temporário
- Regras para a Elaboração do Contrato de Trabalho
- Duração e Organização do Tempo de Trabalho
- Administrar e gerir as regalias sociais
3 - A INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES NA EMPRESA
- O papel do assistente da função pessoal e de recursos humanos no Recrutamento
- Escolher os candidatos adequados
- Realização da pré-selecção
- Instrumentos e Técnicas para uma selecção eficaz
- Acolhimento do colaborador
- Organização da formação para colaboradores actuais e novos colaboradores
- Acompanhamento e Avaliação da Formação
4 - GESTÃO EFICAZ DO DESEMPENHO
- Escolher os instrumentos de organização pessoal e da equipa
- Distinguir o essencial do acessório
- Definir as prioridades
- Gerir os picos de actividade
- Construir o Plano de Acção
- Optimizar objectivos e meios
- Desenvolver a criatividade nos Serviços/Departamento/Direcção
- Preparar reuniões técnicas de gestão
- Criar e/ou actualizar os instrumentos de pilotagem
- Organizar e apresentar os dossiers de acolhimento e de apresentação
- Comunicar por escrito de uma forma eficaz
- A importância de uma comunicação assertiva
5 - COMUNICAR UMA IMAGEM POSITIVA DO SERVIÇO DE RH
- O Cliente Interno como principal activo da organização
- Expectativas e Necessidades do Cliente Interno
- Tornar-se um interlocutor privilegiado
- Saber escutar, acompanhar e encaminhar
- Assegurar a qualidade dos serviços
- Prevenir e gerir o stress
- Gestão de conflitos
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação