Técnicas e Boas Práticas de Comunicação

Objectivo Geral

Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos, técnicas e melhores práticas que lhes permitam melhorar a comunicação interpessoal, intergrupal e interorganizacional e gerir mais eficazmente as reuniões que lideram ou em que participam.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Definir as funções da comunicação
  • Enunciar e utilizar os principais facilitadores da comunicação
  • Distinguir os principais aspectos da comunicação interpessoal e telefónica
  • Realçar aspectos que melhorem a comunicação telefónica
  • Utilizar as reuniões como instrumento privilegiado de comunicação

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que na sua actividade tenham que potenciar os benefícios que um eficaz processo de comunicação traz a qualquer Empresa ou Organização, nomeadamente:

  • Quadros Dirigentes e Chefias de Topo
  • Chefias Intermédias e Chefias Directas
  • Gestores de Projectos
  • Secretárias e Assessores de Direcção
  • Coordenadores de Grupos de Trabalho

Conteúdo Programático

1 -    COMUNICAÇÃO

  • A Comunicação - inevitabilidade e universalidade
  • Componentes do processo de Comunicação
  • Funções da Comunicação
  • As Barreiras à Comunicação
  • Factores facilitadores da Comunicação
    • A melhoria das competências de Comunicação

2 -    TIPOS E SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO

  • Tipos de Comunicação
  • Comunicação Escrita e Comunicação Oral
  • A Linguagem verbal e não-verbal
  • A Comunicação interpessoal
  • A Comunicação telefónica
    • Como melhorar a Comunicação Telefónica
  • A Comunicação escrita
    • Documentos de informação e Comunicação escrita
  • Melhorar os Sistemas de Comunicação
    • Aumentar o envolvimento dos diversos colaboradores

3 -    AS RELAÇÕES INTERPESSSOAIS

  • O Eu, o Outro e os Outros
  • Os grupos
  • As relações intergrupais
  • Atitudes e comportamentos do bom "ouvinte"
  • O autoconceito, a auto-estima e o nível de desempenho nas funções e tarefas
  • As primeiras impressões no relacionamento interpessoal

4 -    GESTÃO DE EQUIPAS

  • A importância da comunicação na gestão dos grupos de trabalho e das equipas
  • As mudanças permanentes nos postos de trabalho, nas pessoas e nas estruturas e seus reflexos no desempenho profissional

5 -    AS REUNIÕES COMO INSTRUMENTO E LOCAL PRIVELIGIADO DE COMUNICAÇÃO

  • Reuniões e grupos de trabalho
  • Os grupos centrados na tarefa ou na relação
  • Tipos de Reuniões
    • Planeamento, Organização, Condução e Conclusão das Reuniões
  • Comunicação e ParticipaçãoLiderança nas reuniões
    • A partilha de conhecimentos e de ideias (criticas e opiniões)
    • O Funcionamento das reuniõesO Acompanhamento inter-reuniõe
    • Espaço e Temp
    • Os auxiliares da reunião

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

Técnicas e Boas Práticas de Comunicação