PROGRAMA QUEM SOU
Técnicas e Boas Práticas de Comunicação
Objectivo Geral
Este Curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos, técnicas e melhores práticas que lhes permitam melhorar a comunicação interpessoal, intergrupal e interorganizacional e gerir mais eficazmente as reuniões que lideram ou em que participam.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Definir as funções da comunicação
- Enunciar e utilizar os principais facilitadores da comunicação
- Distinguir os principais aspectos da comunicação interpessoal e telefónica
- Realçar aspectos que melhorem a comunicação telefónica
- Utilizar as reuniões como instrumento privilegiado de comunicação
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que na sua actividade tenham que potenciar os benefícios que um eficaz processo de comunicação traz a qualquer Empresa ou Organização, nomeadamente:
- Quadros Dirigentes e Chefias de Topo
- Chefias Intermédias e Chefias Directas
- Gestores de Projectos
- Secretárias e Assessores de Direcção
- Coordenadores de Grupos de Trabalho
Conteúdo Programático
1 - COMUNICAÇÃO
- A Comunicação - inevitabilidade e universalidade
- Componentes do processo de Comunicação
- Funções da Comunicação
- As Barreiras à Comunicação
- Factores facilitadores da Comunicação
- A melhoria das competências de Comunicação
2 - TIPOS E SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
- Tipos de Comunicação
- Comunicação Escrita e Comunicação Oral
- A Linguagem verbal e não-verbal
- A Comunicação interpessoal
- A Comunicação telefónica
- Como melhorar a Comunicação Telefónica
- A Comunicação escrita
- Documentos de informação e Comunicação escrita
- Melhorar os Sistemas de Comunicação
- Aumentar o envolvimento dos diversos colaboradores
3 - AS RELAÇÕES INTERPESSSOAIS
- O Eu, o Outro e os Outros
- Os grupos
- As relações intergrupais
- Atitudes e comportamentos do bom "ouvinte"
- O autoconceito, a auto-estima e o nível de desempenho nas funções e tarefas
- As primeiras impressões no relacionamento interpessoal
4 - GESTÃO DE EQUIPAS
- A importância da comunicação na gestão dos grupos de trabalho e das equipas
- As mudanças permanentes nos postos de trabalho, nas pessoas e nas estruturas e seus reflexos no desempenho profissional
5 - AS REUNIÕES COMO INSTRUMENTO E LOCAL PRIVELIGIADO DE COMUNICAÇÃO
- Reuniões e grupos de trabalho
- Os grupos centrados na tarefa ou na relação
- Tipos de Reuniões
- Planeamento, Organização, Condução e Conclusão das Reuniões
- Comunicação e ParticipaçãoLiderança nas reuniões
- A partilha de conhecimentos e de ideias (criticas e opiniões)
- O Funcionamento das reuniõesO Acompanhamento inter-reuniõe
- Espaço e Temp
- Os auxiliares da reunião
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.