A Escuta Ativa e Técnicas de Escrita Como Base Para Uma Boa Comunicação

Objectivo Geral

Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências que lhes permitam reforçar a sua comunicação interpessoal eficaz, quer seja através da forma escrita, pelo telefone e mesmo ao nível da conversação. A capacidade de comunicar com sucesso, a falar, escrever e ouvir habilmente irá ajudá-lo a ganhar maior reconhecimento profissional e obter melhores resultados no trabalho.

Objectivos Específicos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Identificar o papel da comunicação interpessoal nos negócios
  • Verificar como e porque é que a comunicação falha
  • Superar as barreiras à comunicação eficaz
  • Perceber quais os filtros que afectam uma boa comunicação e como usá-los
  • Distinguir quando devem usar a comunicação escrita e quando é melhor falar pessoalmente /telefone
  • Entender o seu público e o propósito da sua comunicação interpessoal
  • Aumentar a produtividade através de mensagens claras e específicas
  • Escrever melhor cartas, esboços, memorandos, relatórios e notas curtas
  • Obter maior produtividade e resultados win/win nas relações profissionais
  • Desenvolver técnicas para se tornar um ouvinte activo
  • Aprender a usar os diferentes níveis de escuta e quando cada um é apropriado
  • Definir e comunicar o seu propósito ao escrever
  • Perceber quais as melhores técnicas para conseguir clareza e precisão na redação

Destinatários

Este Curso destina-se a todos os profissionais que pretendam reforçar as suas competências de comunicação interpessoais tão importantes nas relações de trabalho e na produtividade de todos.

Conteúdo Programático

1 -    INTRODUÇÃO Á COMUNICAÇÃO

  • O processo de comunicação
  • Análise dos principais problemas de comunicação
  • A Escuta Activa
  • Como adaptar-se aos diferentes estilos de comunicação
  • Escrever com clareza e ter em atenção as necessidades e interesses dos leitores
  • A estrutura de uma boa escrita

2 -    O PAPEL DA COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE NEGÓCIOS

  • Identificar as várias vias de comunicação
  • Comunicação de 2 vias
  • Como eliminar as barreiras à comunicação
  • Saber ler e entender as mensagens não-verbais

3 -    ESCUTAR ACTIVAMENTE

  • Quais e como superar os obstáculos para uma boa audição
  • Usar vários níveis de escuta 
  • Usar os estilos de comunicação adequados
  • Saber usar a Escuta Activa
  • Identificar os filtros que afectam uma boa comunicação e saber removê-los

4 -    A ESCRITA DE NEGÓCIOS

  • Os princípios de uma escrita eficaz para negócios
  • Definir e comunicar a sua finalidade ao escrever em contexto empresarial

5 -     IDENTIFICAR E ESCREVER PARA O PÚBLICO-ALVO/LEITORES

  • Aplicar técnicas de obtenção da clareza e precisão na redacção dos documentos
  • Perceber a compreender a importância da escolha da palavra
  • Construir frases claras e directas
  • Saber usar e ligar palavras e frases em frases e parágrafos
  • O uso adequado da voz activa e passiva
  • Empregar diversos padrões de organização da informação

Valores

Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!

Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.

A Escuta Activa e Técnicas de Escrita Como Base Para Uma Boa Comunicação