PROGRAMA QUEM SOU
A Escuta Ativa e Técnicas de Escrita Como Base Para Uma Boa Comunicação
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo dotar os participantes das competências que lhes permitam reforçar a sua comunicação interpessoal eficaz, quer seja através da forma escrita, pelo telefone e mesmo ao nível da conversação. A capacidade de comunicar com sucesso, a falar, escrever e ouvir habilmente irá ajudá-lo a ganhar maior reconhecimento profissional e obter melhores resultados no trabalho.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Identificar o papel da comunicação interpessoal nos negócios
- Verificar como e porque é que a comunicação falha
- Superar as barreiras à comunicação eficaz
- Perceber quais os filtros que afectam uma boa comunicação e como usá-los
- Distinguir quando devem usar a comunicação escrita e quando é melhor falar pessoalmente /telefone
- Entender o seu público e o propósito da sua comunicação interpessoal
- Aumentar a produtividade através de mensagens claras e específicas
- Escrever melhor cartas, esboços, memorandos, relatórios e notas curtas
- Obter maior produtividade e resultados win/win nas relações profissionais
- Desenvolver técnicas para se tornar um ouvinte activo
- Aprender a usar os diferentes níveis de escuta e quando cada um é apropriado
- Definir e comunicar o seu propósito ao escrever
- Perceber quais as melhores técnicas para conseguir clareza e precisão na redação
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que pretendam reforçar as suas competências de comunicação interpessoais tão importantes nas relações de trabalho e na produtividade de todos.
Conteúdo Programático
1 - INTRODUÇÃO Á COMUNICAÇÃO
- O processo de comunicação
- Análise dos principais problemas de comunicação
- A Escuta Activa
- Como adaptar-se aos diferentes estilos de comunicação
- Escrever com clareza e ter em atenção as necessidades e interesses dos leitores
- A estrutura de uma boa escrita
2 - O PAPEL DA COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE NEGÓCIOS
- Identificar as várias vias de comunicação
- Comunicação de 2 vias
- Como eliminar as barreiras à comunicação
- Saber ler e entender as mensagens não-verbais
3 - ESCUTAR ACTIVAMENTE
- Quais e como superar os obstáculos para uma boa audição
- Usar vários níveis de escuta
- Usar os estilos de comunicação adequados
- Saber usar a Escuta Activa
- Identificar os filtros que afectam uma boa comunicação e saber removê-los
4 - A ESCRITA DE NEGÓCIOS
- Os princípios de uma escrita eficaz para negócios
- Definir e comunicar a sua finalidade ao escrever em contexto empresarial
5 - IDENTIFICAR E ESCREVER PARA O PÚBLICO-ALVO/LEITORES
- Aplicar técnicas de obtenção da clareza e precisão na redacção dos documentos
- Perceber a compreender a importância da escolha da palavra
- Construir frases claras e directas
- Saber usar e ligar palavras e frases em frases e parágrafos
- O uso adequado da voz activa e passiva
- Empregar diversos padrões de organização da informação
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação.